Disponibilidade térmica para diferentes culturas agrícolas em região de clima subtropical úmido obtida através da utilização de índice bioclimático

Autores

  • Aparecido Ribeiro de Andrade Unicentro -Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Juliane Bereze Unicentro - Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Rosana Martins dos Santos Unicentro - Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • João Anésio Bednarz UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2017v32n64p66

Resumo

Existem vários sistemas de unidades bioclimáticas além dos graus-dia, embora sua utilização e limitação ainda sejam pouco conhecidas na agricultura contemporânea. Diante disso, este trabalho objetivou avaliar o desempenho do Índice Heliotérmico de Geslin (IHG) para diferentes culturas agrícolas difundidas em área de clima subtropical úmido, tendo como estudo de caso o município Guarapuava(PR). A comparação entre o IHG ideal em cada fase produtiva e o IHG efetivamente ocorrido durante as safras de 2008 a 2013 possibilitou identificar distintos níveis de influência da disponibilidade térmica para o cultivo agrícola na região. Os dados foram cedidos pelo Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR e analisados através de estatística clássica, que serviu de base para a escolha do índice utilizado.

Biografia do Autor

Aparecido Ribeiro de Andrade, Unicentro -Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui Graduação e Mestrado pela UEM e Doutorado pela UFPR. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Geografia Unicentro, Campus CEDETEG e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unicentro. Atua nas áres de Geografia Física, com ênfase em Climatologia e Impactos Ambientais.

Juliane Bereze, Unicentro - Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduada e Mestre em Geografia pela Unicentro. Atua na área de Geografia Física com ênfase em Climatologia Aplicada.

Rosana Martins dos Santos, Unicentro - Universidade Estadual do Centro-Oeste

Acadêmica de Geografia da Unicentro. Atua na área de Geografia Fisica.

João Anésio Bednarz, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduado e Mestre em Geografia pela Unicentro. Doutorando em Geografia pela UEPG. Atua na área de Geografia Física, com ênfase em Climatologia e Geomorfologia. Atualmente investiga a variabilidade climática e ação de animais domésticos em processos erosivos.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Edição

Seção

Artigos