Geografia e educação: uma discussão epistemológica

Autores

  • Victória Sabbado Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nestor André Kaercher Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2017v32n65p144

Resumo

A pesquisa em ensino de Geografia escolar no Brasil tem se fortalecido nas últimas décadas e revelado a importância de repensar as práticas educativas desenvolvidas a fim de que se tornem significativas, de fato, para os sujeitos da aprendizagem. Nesse sentido, parte-se da perspectiva que a discussão meramente metodológica não é suficiente. É necessário ir às raízes do fazer docente. Assim, o presente artigo apresenta uma reflexão teórica concernente à epistemologia do professor pautando-se fundamentalmente em Fernando Becker, o qual distingue os modelos pedagógicos e epistemológicos da Educação. Considera-se que, para além de uma crítica ao modelo pedagógico adotado pelo professor, é essencial uma crítica epistemológica. Portanto, repensar a prática de ensino em Geografia exige uma discussão epistemológica e pressupõe a formação de professores pesquisadores e reflexivos.

Biografia do Autor

Victória Sabbado Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Nestor André Kaercher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

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Publicado

2017-11-24

Edição

Seção

Artigos