Modelagem ambiental de bacias hidrográficas: caracterização morfométrica e pedológica da bacia do rio Una – Ibiúna, Brasil

Autores

  • Elfany Reis do Nascimento Lopes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba. Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo http://orcid.org/0000-0003-1269-3986
  • José Carlos de Souza Universidade Estadual de Goiás. Universidade Estadual Paulista - Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba /Laboratório de Geoprocessamento e Modelagem Matemática Ambiental.
  • Jocy Ana Paixão de Sousa Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba. http://orcid.org/0000-0003-0937-786X
  • José Luiz Albuquerque Filho Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) http://orcid.org/0000-0002-7760-9514
  • Roberto Wagner Lourenço Universidade Estadual Paulista - Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba /Laboratório de Geoprocessamento e Modelagem Matemática Ambiental.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2018v33n66p105

Resumo

O estudo objetivou descrever a modelagem ambiental avaliando os parâmetros morfométricos e pedológicos da bacia hidrográfica do rio Una, Ibiúna, São Paulo, utilizando técnicas de geoprocessamento em ambiente SIG. A avaliação dos parâmetros hidrológicos e morfométricos foi determinada a partir de rotinas de processamento  nos módulos Surface, Hidrology e Integrated Water Management. Os parâmetros pedológicos de  textura e matéria orgânica foram avaliados pelo método da pipeta e combustão. A bacia estende-se por 96km², com forma irregular e alongada, não sujeita a enchentes, altitude média de 937 metros e cota máxima de 1175 metros. O relevo é fortemente ondulado, com declividade média de 18 %. Os solos apresentam tendência à textura arenosa e menos siltosa e matéria orgânica entre 10 a 60%.

Biografia do Autor

Elfany Reis do Nascimento Lopes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba. Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambeinte. Biólogo. Doutorando em Ciências Ambientais.Universidade Estadual Paulista - Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba /Laboratório de Geoprocessamento e Modelagem Matemática Ambiental.Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo

José Carlos de Souza, Universidade Estadual de Goiás. Universidade Estadual Paulista - Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba /Laboratório de Geoprocessamento e Modelagem Matemática Ambiental.

Possui graduação (Licenciatura) em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2001) Especialização em Geografia, Meio Ambiente e Turismo pela Universidade Estadual de Goiás (2003), mestrado em Geografia, com ênfase em Geografia Física pela Universidade Federal de Goiás (2010) Doutor em Ciências Ambientais pelo ICT/Unesp - Sorocaba. Atualmente é professor em Regime de Dedicação Exclusiva da Universidade Estadual de Goiás, Campus Minaçu, atuando no ensino de Geomorfologia, Pedologia e Geoprocessamento e desenvolvendo pesquisas em análise da vegetação de Cerrado, através de técnicas de sensoriamento remoto.

Jocy Ana Paixão de Sousa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba.

Engenheira Florestal pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2015). Atualmente é mestranda em Ciências Ambientais na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial: PET Mata Atlântica através do Ministério da Educação.

José Luiz Albuquerque Filho, Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT)

Geólogo formado pelo Instituto de Geociências do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal de Pernambuco (1981) e doutorado desenvolvido em Geociências e Meio Ambiente no Instituto de Geociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Hidrogeólogo Pesquisador III chefe do Laboratório de Recursos Hídricos e Avaliação Geoambiental (Labgeo) do Centro de Tecnologias Geoambientais (CTGeo ) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo IPT. Foi Professor Colaborador da Escola de Engenharia Mauá no período de fevereiro/1999 a fevereiro/2006 e é Professor de Mestrado na CET - Coordenadoria de Ensino Tecnológico do IPT (responsável pela disciplina Uso Sustentável dos Recursos Hídricos e Minerais no Mestrado Tecnologia Ambiental e professor na disciplina Sistemas Integrados de Saneamento Urbano no Mestrado de Habitação). Foi Diretor da Divisão de Geologia e Chefe do Agrupamento de Geologia Aplicada ao Meio Ambiente do IPT. É Coordenador Adjunto do Convênio IPT/CESP - Companhia Energética de São Paulo. Representa o IPT na Câmara Técnica de Águas Subterrâneas do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de São Paulo e do Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Estadual e Federal). É Agente Técnico Interlocutor do IPT no FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). Atua na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de recursos hídricos, gestão ambiental, planejamento de recursos hídricos, hidrogeologia, avaliação da interação entre o uso do solo e as águas subterrâneas, impactos hidrogeológicos das obras civis e de mineração e hidráulica subterrânea aplicada. Coordenação de cerca de 70 projetos, sendo 14 referentes a Planos de Bacia Hidrográfica. Elaborou ou participou da elaboração de 76 relatórios técnicos, 11 artigos em periódicos, 48 trabalhos e 12 capítulos e 10 livros, além de 03 outros tipos de publicação bibliográfica. Participou de 152 eventos relacionados à suas áreas de atuação e proferiu 81 apresentações (congressos, encontros técnicos, etc.). Participou de 76 bancas examinadoras de mestrado e 15 de doutorado. Analista Ad Hoc de 18 projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, incluindo candidaturas a bolsas DT (Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora), pelo CNPq e Analista Ad Hoc da FAPESP de dois projetos de pesquisa.

Roberto Wagner Lourenço, Universidade Estadual Paulista - Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba /Laboratório de Geoprocessamento e Modelagem Matemática Ambiental.

Graduado pela UNESP em Geografia (1995), com mestrado e doutorado em Geociências e Meio Ambiente obtidos em 1998 e 2002 respectivamente, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atuou como Pós-doc no ano de 2003 pelo Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP). Obteve em 2012 o título de Livre docente em Geoprocessamento pela Unesp Campus de Sorocaba. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus de Sorocaba. É responsável pelas disciplinas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográficas e Aplicações Ambientais do curso de Engenharia Ambiental, atuando principalmente nas áreas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Planejamento e Gestão Territorial, bem como em Saúde Ambiental. É credenciado no programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba (ICT-UNESP) e no Programa da Faculdade de Ciências Médicas de Campinas (UNICAMP) - Área de Concentração em Saúde Coletiva e Preventiva Social.

Downloads

Publicado

2018-03-02

Edição

Seção

Artigos