A rede geográfica formada pela produção e comércio dos calçados de Franca (SP)

Autores

  • Judite de Azevedo do Carmo Unemat - Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2018v33n68p223

Resumo

O objetivo principal deste texto é tratar da rede geográfica estabelecida pela produção e pelo comércio de calçados do Arranjo Produtivo Local de Franca (SP). Para tanto, apoiou-se na metodologia proposta por Corrêa (2001) para uma análise de rede geográfica. Os dados foram coletados em fontes bibliográficas e em estudo publicado pelo IEMI (2011). Identificou-se que a rede formada pela produção do calçado vai além dos limites regionais e nacionais. Quanto ao comércio, verificou-se que sua rede também ultrapassa os limites nacionais, alcançando o mercado global. No mercado interno, constatou-se que todas as regiões brasileiras são consumidoras deste produto francano; entretanto, a região sudeste se sobressai dentre as demais.

Biografia do Autor

Judite de Azevedo do Carmo, Unemat - Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Geografia pela Unesp, Campus de Rio Claro, professora Adjunto do Curso de Geografia da Unemat, Campus Colider. Tem interesse principalmente nos seguintes temas: Comércio, Arranjo Produtivo Local, Espaço Urbano, Dinâmicas Sócioespaciais, Consumo e Docência no Ensino Superior e Básico

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Publicado

2018-09-19

Edição

Seção

Artigos