Avaliação do potencial pedagógico de paisagens para educação patrimonial no ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.5007/2177-5230.2018v33n69p27Resumo
O conceito de patrimônio é um tema fundamental para o fortalecimento da identidade e empoderamento comunitário. Neste sentido, o presente trabalho apresenta uma proposta de avaliação das paisagens para educação patrimonial, visando sobretudo a contribuição da Geografia, no reconhecimento do patrimônio local. A pesquisa foi desenvolvida no povoado do Flamengo, localizado no município de Jaguarari-BA. A avaliação do potencial pedagógico das paisagens foi conduzida por meio de levantamento bibliográfico da área de estudo e trabalhos de campo visando identificar elementos relevantes do patrimônio natural e cultural, que permitissem seu aproveitamento pedagógico. Assim, considerando a história de formação da comunidade, suas crenças, valores e relação com a terra, foram escolhidos os seguintes elementos relevantes: a Serra do Flamengo, o Cruzeiro, a Linha Férrea e a antiga Estação.Downloads
Publicado
2018-11-28
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.