O patrimônio industrial como elemento da paisagem cultural e a paisagem cultural conformando o patrimônio industrial: uma relação conceitual

Autores

  • Zandor Mesquita Instituto Federal Fluminense
  • Otávio Pierotte Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2018v33n69p66

Resumo

A análise do Patrimônio Industrial possibilita uma conexão com o tipo de industrialização de um período histórico, com o modo de vida da classe trabalhadora correspondente, evidencia também a coletividade que o construiu e permite entender os processos de conformação do espaço no qual a população residia. Neste sentido, o patrimônio industrial está intimamente relacionado a paisagem cultural. Esta pode ser entendida como um produto da apropriação e transformação do homem sobre a natureza, constituindo um conjunto de significados, impressos através da linguagem, dos símbolos e traços culturais do grupo social em questão. O patrimônio industrial influencia na conformação da paisagem cultural, lhe dá vida, altera suas características, e também é composto por ela, sendo influenciado pela sua estruturação. O presente trabalho buscou debater a relação destes dois conceitos, expondo elementos para o estabelecimento de um debate.

Biografia do Autor

Zandor Mesquita, Instituto Federal Fluminense

Professor da graduação em Geografia do Instituto Federal Fluminense; Doutorando em Geografia na Universidade federal do Espírito Santo; Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense; Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense; Licenciado em Geografia pelo Instituto Federal Fluminense.

Otávio Pierotte, Instituto Federal Fluminense

Professor de Educação do Instituto Federal Fluminense;

Doutor em Educação pela Puc-Rio;

Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense;

Bacharel em Ciência da Educação pela Universidade Estadual do Norte Fluminense 

Downloads

Publicado

2018-11-28