MODERNIZAÇÃO TERRITORIAL ARGENTINA: RIGIDEZ E FLEXIBILIZAÇÃO NO PERÍODO TECNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL

Autores

  • Maria Laura Silveira USP

Resumo

0 processo recente de modemização territorial na Argentina revela, mitre outras coisas, a implantacio de redes materiais e  imateriais e de organizações e normas endereçadas a tornar mais fluidas as relações entre os agentes. Constitutivos do meio tecnicocientifico- informacional (M.Santos, 1985, 1988), esses objetos tecnicos cresc.entemente rigidos (G.Simondon, 1958, 1989) e essas organizacbes mais flexiveis (C.Offe, 1994) buscam diminuir a viscosidade do espaco geogrifico e, no territOrio renovado, estabelecem relagOes dial6ticas.
Atraves da norma - modalidade moderna de regulnio - desenvolve-se uma desregulacio global num cenario nacional. Trava-se uma guerra de firmas globais e nacionais, na qual o Estado surge como uma mediacio necessiria aos novas investimentos e as novas acties de ordem global. Enquanto as firmas empreendem uma modemizacio organizacional, o Estado institui nonnativas orketacias a neoregulacio dos setores de energia, telecomunicacOes, fmancas e emprego, o que permite as firmas utilizar homogeneamente o territOrio para aumentar seus lucros.

Biografia do Autor

Maria Laura Silveira, USP

Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidad Nacional del Comahue (Argentina, 1988), Doutora em Ciências: Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1997). Ex-professora da Universidad Nacional del Comahue. Atualmente é Professora Doutora RDIDP da Universidade de São Paulo. <p>Mais informações: <a href= "http://lattes.cnpq.br/7780900056825313" target="_blank">Currículo Lattes - CNPq.</a>

Downloads

Publicado

1994-01-01

Edição

Seção

Artigos