Aplicabilidade do Índice de Qualidade do Uso da Água (IQUA) como ferramenta de auxílio para a gestão de bacias hidrográficas

Autores

  • Rudinei Kock Exterckoter Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia
  • Sandro Luis Schlindwein Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A sociedade contemporânea constantemente dá sinais de preocupação com as questões relacionadas à exploração dos recursos hídricos. Afinal, ainda se enfrentam dificuldades para garantir água em padrões de qualidade e quantidade adequada para os diferentes usos da sociedade, bem como nota-se a carência de instrumentos de gestão que possibilitem avaliar e orientar o ser humano em suas relações no uso da água. Diante disso, este trabalho se propôs a estudar a aplicabilidade do Índice de Qualidade do Uso da Água (IQUA) como ferramenta metodológica para auxiliar no processo de gestão de Bacias Hidrográficas. A parte experimental da pesquisa foi desenvolvida em uma área de 522 km2 da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão do Sul (SC). Por sua vez, o IQUA constituiu-se em uma ferramenta metodologia de fácil aplicação e de grande relevância para avaliação do desempenho humano no uso da água em bacias hidrográficas.

Biografia do Autor

Rudinei Kock Exterckoter, Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia

Professor Mestre do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia e Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Artigo estraído da dissertação de mestrado realizada na UFSC.

Sandro Luis Schlindwein, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Doutor - NUMAVAM – Núcleo de Estudos em Monitoramento e Avaliação Ambiental Departamento de Engenharia Rural - Centro de Ciências Agrárias – UFSC.

Downloads

Publicado

2015-03-10

Edição

Seção

Artigos