Dinâmicas territoriais do transporte rodoviário de carga no polígono nodal do agronegócio sulista

Autores

  • Daniel Monteiro Huertas

Resumo

Em análise estruturada a partir da teoria do espaço geográfico, este artigo pretende demonstrar as peculiaridades e dinâmicas territorias que corroboram a inserção do polígono nodal do agronegócio sulista como uma das centralidades da rede geográfica do transporte rodoviário de carga, cuja configuração territorial é composta por linhas e nodais que em seu conjunto expressam a organização e estruturação desta atividade na formação socioespacial brasileira e evidenciam um processo de seletividade espacial que privilegiou certos pontos e áreas em detrimento de outros, demarcado pela concentração e atuação de seus agentes.

Biografia do Autor

Daniel Monteiro Huertas

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Autor do livro Da fachada atlântica à imensidão amazônica: fronteira agrícola e integração territorial (Ed. Annablume, 2009).

Downloads

Publicado

2015-03-11

Edição

Seção

Artigos