O Direito à Cidade e as condições de vida urbana no bairro Padre Ulrico – Francisco Beltrão/PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2020v35n76p614

Palavras-chave:

Direito à Cidade, Condições de Vida Urbana, Padre Ulrico

Resumo

Por meio dessa pesquisa, buscou-se apresentar as condições de vida urbana dos moradores do bairro Padre Ulrico, este localizado em uma das áreas periféricas mais pobres da cidade de Francisco Beltrão/PR. Neste sentido, procurou-se pautar este estudo a partir da temática central: a luta pelo Direito à Cidade. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi construído um arcabouço teórico a partir de grandes nomes da Geografia Urbana como Castells (1983); Harvey (2012); Lefebvre (2001) e outros. Além disso, foram realizadas entrevistas com os moradores e líderes populares do bairro, os quais se apresentaram de extrema importância para o resgate da história do bairro. O objetivo principal deste trabalho, permitiu comparar e refletir a luta pelo direito à uma cidade mais justa e menos desigual. Contudo, há um longo caminho a ser construído para alcançar o direito à uma cidade de qualidade para os moradores do bairro, é preciso que haja a junção da comunidade e do poder público municipal, para que de fato o Direito à Cidade seja alcançado.

 

 

Biografia do Autor

Jorgiane Pagnan, Universidade Estadual do Oeste do Paraná -Unioeste, câmpus de Francisco Beltrão, PR.

Mestre em Geografia

Ricardo Carvalho Leme, Universidade Estadual do Oeste do Paraná -Unioeste, câmpus de Francisco Beltrão, PR.

Doutor em Geografia; Docente do curso de graduação em Geografia pela Universdade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste.

Referências

CARLOS, A. F. A. O direito à cidade e a construção da metageografia. Cidades, v. 2, n. 4, São Paulo, p.221-247, 2005.

CARLOS, A. F. A. Morfologia e Temporalidades urbanas – O “Tempo Efêmero “ e o “Espaço Amnésico”. O Espaço Urbano: Novos Escritos sobre a Cidade. São Paulo: FFLCH, 2007.

CASTELLS, M. A questão urbana. Tradução de Arlene Caetano. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

HARVEY, D. O direito à cidade. Lutas Sociais, n. 29, p. 73-89. São Paulo, 2012.

LEFEVBRE, H. O Direito a cidade. São Paulo: Centauro. 2001.

PAGNAN, J. Segregação Socioespacial e o Direito à Cidade: Estudo sobre o bairro Padre Ulrico Francisco Beltrão – PR. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, 2019.

RODRIGUES, A. M. Desigualdades socioespaciais – a luta pelo direito à cidade. Revista Cidades. v. 4, n. 6. p.73-88. 2007.

SEDOR, J. A compreensão da construção da paisagem do Bairro Padre Ulrico, Francisco Beltrão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

TAVOLARI, B. Direito à cidade: uma trajetória conceitual. Novos Estudos Urbanos e Regionais. São Paulo. p. 92-104 mar. 2016.

Downloads

Publicado

2020-10-27

Edição

Seção

Artigos