Expansão e densificação urbana de São José como reflexo do processo de metropolização da região de Florianópolis a partir de 1980

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2022.e74173

Palavras-chave:

São José/SC, Expansão Urbana, Metropolização, Espaço Urbano

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar alguns elementos responsáveis pela expansão urbana do município de São José/SC. Entre eles, o mais importante e gênese da urbanização, foi a relação com a Capital política-administrativa do Estado de Santa Catarina. Fato que desencadeou um processo de metropolização a partir da década de 1980. Abranger a metropolização significa compreender algumas determinantes das dinâmicas internas do município, bem como, o papel desse município dentro da Região Metropolitana de Florianópolis – RMF. Derivando na compreensão de que o município passou por dois momentos distintos em sua expansão urbana, inicialmente sendo cidade-dormitório e posteriormente construindo centralidades e subcentralidades que consolidaram São José como amplamente urbanizado e verticalizado. Fatores que remetem a interações espaciais dinâmicas e amplas e que interferem nos padrões de mobilidade e acessibilidades urbanas.

 

Biografia do Autor

Tiago Duarte Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor de Geografia na rede estadual de Santa Catarina

Marcio Rogério Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Associado do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq  

Referências

CAMPOS, Édson T. A Expansão Urbana na Região Metropolitana de Florianópolis e a Dinâmica da Indústria da Construção Civil. Florianópolis: Insular, 2010.

COCCO, Rodrigo G. Transporte público e mobilidade na Região Metropolitana de Florianópolis. Florianópolis: Insular, 2017.

CORRÊA, Roberto L. Interações Espaciais. In. CASTRO, Iná E. GOMES, Paulo C da C.; CORRÊA, Roberto L. (Org.) Explorações Geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997, p. 279-318.

CORRÊA, Roberto L. O Espaço Urbano. São Paulo: Ática, 1986.

ENGELS, Friederich. Sobre a questão da moradia. São Paula: Boitempo, 2015.

GELBCKE, Daniele L. Abastecimento de alimentos orgânicos em circuitos de proximidade: o caso da Grande Florianópolis. 2018. 367 p. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2018.

HILDEBRANDT, Margaux. As dinâmicas de metropolização e a atuação dos agentes produtores do espaço urbano na área conurbada de Florianópolis. 2018. 331 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2018. Disponível em: http://www.bu.ufsc.br/teses/PGCN0693-T.pdf

HILDESHEIM, Antônio. (Propietario da AM Construções). Entrevista III. Entrevistador Tiago Duarte do Nascimento. São José/SC, 2019. Arquivo.mp4 (55 min.).

IBGE, Sistema IBGE de Recuperação Automática. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/home/pnadct/brasil. Acessado em: 10 jan. 2020.

JAPIASSÚ, Luana A. T.; LINS, Regina D. B. As diferentes foras de expansão urbana. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades. São Paulo, v. 2, n 13, p.15-25. 2014.

JARAMILLO, Samuel. Hacia una teoría da la renta del suelo urbano. Universidad de los Andes, Bogotá, 2009.

KOERICH FILHO, Walter (Executivo da WKoerich, filho de Walter Koerich e neto de Eugenio Raulino Koerich. Entrevista II. Entrevistador Tiago Duarte do Nascimento. Florianópolis/SC (2019). Arquivo 1.mp4 (54 min.) e arquivo II.mp4 (33 min.).

KRETZER, Maria Teresa. (Arquiteta da Secretaria de Urbanismo em São José). Entrevista I. Entrevistador Tiago Duarte do Nascimento. São José/SC 2019. Arquivo .mp4 (48 min.) e arquivo.mp4 (45 min.).

LAGO, Paulo F. Florianópolis: a polêmica urbana: crescimento e transformações, a questão metropolitana, problemas do crescimento. Florianópolis: Fundação Franklin Cascaes, 1996.

LENCIONI, Sandra. Metrópole, metropolização e regionalização. Rio de Janeiro: Consequência, 2017.

LENCIONI, Sandra. Observações sobre o conceito de cidade e urbano. GEOUSP, Revista Espaço e Tempo, São Paulo, n. 24, pp. 109-123, 2008.

LOJKINE, Jean. O Estado capitalista e a questão urbana. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

MAMIGONIAN, Armen. Industrialização de Santa Catarina. Atlas de Santa Catarina, Florianópolis: Gaplan, 1987.

MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Economia Política. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

NUNES, Eduardo. O bairro Kobrasol como centralidade urbana do município de São José – SC. Trabalho de conclusão de curso (graduação em geografia). Orientação: Prof. Dr. Nazareno José de Campos. Departamento de Geociências. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2015.

PELUSO JÚNIOR, Vitor A. Estudos de geografia urbana de Santa Catarina. Florianópolis: Editora da UFSC, 1991.

SANTOS, Milton. Espaço e Método. São Paulo: Edusp, 2008.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

SANTOS, Milton. Por uma economia política da cidade. São Paulo: Hucitec, 1994.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. São Paulo, Hucitec, 2002.

SANTOS, Milton. Sociedade e espaço: a formação social como teoria e como método. Boletim Paulista de Geografia, n. 54, São Paulo, Hucitec, 1977.

SÃO JOSÉ. Lei Ordinária nº 1604, de 17/05/1985. FIXA OS OBJETIVOS, AS DIRETRIZES E AS ESTRATÉGIAS DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO. 1985.

SÂO JOSÉ. Novo Plano Diretor de São José. Disponível em: https://www.saojose.sc.gov.br/index.php/sao-jose/versaeo-preliminar-do-plano-diretor1 Acessado em: 02 fev. 2019

SILVA, Tatiana C. da. Centro Histórico de São José (SC): Patrimônio e Memória Urbana. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFSC. Florianópolis, 2006.

SILVEIRA, Márcio R. A circulação, os transportes e a logística na reestruturação econômica do estado de São Paulo. In.: SPOSITO, Eliseu S. (Org.) O novo mapa da indústria no início do século XXI: diferentes paradigmas para a leitura das dinâmicas territoriais do estado de São Paulo. São Paulo: Editora da Unesp, 2015, p. 467-506.

SIMAS, Daniel. Dinâmica socioespacial do município de São José/SC: uma abordagem geográfica. Dissertação (mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2016.

SIMAS, Daniel. Transformações no rural do município de São José-SC: uma construção histórica. Trabalho de conclusão de curso (graduação em geografia). UFSC, 2010.

SOMEKH, Nadia. A cidade vertical e o urbanismo modernizador: São Paulo. São Paulo: Studio Nobel/Fapesp, 1997.

SOUZA, Marcelo L. de. ABC do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

SPÓSITO, Maria E. B. O chão arranha o céu: a lógica da (re)produção monopolista da cidade. São Paulo. Tese (Doutorado em Geografia), FFLCH-USP, 1991.

SUGAI, Maria I. Segregação Silenciosa: investimentos públicos e distribuição sócio-espacial na área conurbada de Florianópolis. Tese de Doutorado. São Paulo, 2002.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Edição

Seção

Artigos