Expansão e densificação urbana de São José como reflexo do processo de metropolização da região de Florianópolis a partir de 1980
DOI:
https://doi.org/10.5007/2177-5230.2022.e74173Palavras-chave:
São José/SC, Expansão Urbana, Metropolização, Espaço UrbanoResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar alguns elementos responsáveis pela expansão urbana do município de São José/SC. Entre eles, o mais importante e gênese da urbanização, foi a relação com a Capital política-administrativa do Estado de Santa Catarina. Fato que desencadeou um processo de metropolização a partir da década de 1980. Abranger a metropolização significa compreender algumas determinantes das dinâmicas internas do município, bem como, o papel desse município dentro da Região Metropolitana de Florianópolis – RMF. Derivando na compreensão de que o município passou por dois momentos distintos em sua expansão urbana, inicialmente sendo cidade-dormitório e posteriormente construindo centralidades e subcentralidades que consolidaram São José como amplamente urbanizado e verticalizado. Fatores que remetem a interações espaciais dinâmicas e amplas e que interferem nos padrões de mobilidade e acessibilidades urbanas.
Referências
CAMPOS, Édson T. A Expansão Urbana na Região Metropolitana de Florianópolis e a Dinâmica da Indústria da Construção Civil. Florianópolis: Insular, 2010.
COCCO, Rodrigo G. Transporte público e mobilidade na Região Metropolitana de Florianópolis. Florianópolis: Insular, 2017.
CORRÊA, Roberto L. Interações Espaciais. In. CASTRO, Iná E. GOMES, Paulo C da C.; CORRÊA, Roberto L. (Org.) Explorações Geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997, p. 279-318.
CORRÊA, Roberto L. O Espaço Urbano. São Paulo: Ática, 1986.
ENGELS, Friederich. Sobre a questão da moradia. São Paula: Boitempo, 2015.
GELBCKE, Daniele L. Abastecimento de alimentos orgânicos em circuitos de proximidade: o caso da Grande Florianópolis. 2018. 367 p. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2018.
HILDEBRANDT, Margaux. As dinâmicas de metropolização e a atuação dos agentes produtores do espaço urbano na área conurbada de Florianópolis. 2018. 331 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2018. Disponível em: http://www.bu.ufsc.br/teses/PGCN0693-T.pdf
HILDESHEIM, Antônio. (Propietario da AM Construções). Entrevista III. Entrevistador Tiago Duarte do Nascimento. São José/SC, 2019. Arquivo.mp4 (55 min.).
IBGE, Sistema IBGE de Recuperação Automática. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/home/pnadct/brasil. Acessado em: 10 jan. 2020.
JAPIASSÚ, Luana A. T.; LINS, Regina D. B. As diferentes foras de expansão urbana. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades. São Paulo, v. 2, n 13, p.15-25. 2014.
JARAMILLO, Samuel. Hacia una teoría da la renta del suelo urbano. Universidad de los Andes, Bogotá, 2009.
KOERICH FILHO, Walter (Executivo da WKoerich, filho de Walter Koerich e neto de Eugenio Raulino Koerich. Entrevista II. Entrevistador Tiago Duarte do Nascimento. Florianópolis/SC (2019). Arquivo 1.mp4 (54 min.) e arquivo II.mp4 (33 min.).
KRETZER, Maria Teresa. (Arquiteta da Secretaria de Urbanismo em São José). Entrevista I. Entrevistador Tiago Duarte do Nascimento. São José/SC 2019. Arquivo .mp4 (48 min.) e arquivo.mp4 (45 min.).
LAGO, Paulo F. Florianópolis: a polêmica urbana: crescimento e transformações, a questão metropolitana, problemas do crescimento. Florianópolis: Fundação Franklin Cascaes, 1996.
LENCIONI, Sandra. Metrópole, metropolização e regionalização. Rio de Janeiro: Consequência, 2017.
LENCIONI, Sandra. Observações sobre o conceito de cidade e urbano. GEOUSP, Revista Espaço e Tempo, São Paulo, n. 24, pp. 109-123, 2008.
LOJKINE, Jean. O Estado capitalista e a questão urbana. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
MAMIGONIAN, Armen. Industrialização de Santa Catarina. Atlas de Santa Catarina, Florianópolis: Gaplan, 1987.
MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Economia Política. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
NUNES, Eduardo. O bairro Kobrasol como centralidade urbana do município de São José – SC. Trabalho de conclusão de curso (graduação em geografia). Orientação: Prof. Dr. Nazareno José de Campos. Departamento de Geociências. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2015.
PELUSO JÚNIOR, Vitor A. Estudos de geografia urbana de Santa Catarina. Florianópolis: Editora da UFSC, 1991.
SANTOS, Milton. Espaço e Método. São Paulo: Edusp, 2008.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
SANTOS, Milton. Por uma economia política da cidade. São Paulo: Hucitec, 1994.
SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. São Paulo, Hucitec, 2002.
SANTOS, Milton. Sociedade e espaço: a formação social como teoria e como método. Boletim Paulista de Geografia, n. 54, São Paulo, Hucitec, 1977.
SÃO JOSÉ. Lei Ordinária nº 1604, de 17/05/1985. FIXA OS OBJETIVOS, AS DIRETRIZES E AS ESTRATÉGIAS DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO. 1985.
SÂO JOSÉ. Novo Plano Diretor de São José. Disponível em: https://www.saojose.sc.gov.br/index.php/sao-jose/versaeo-preliminar-do-plano-diretor1 Acessado em: 02 fev. 2019
SILVA, Tatiana C. da. Centro Histórico de São José (SC): Patrimônio e Memória Urbana. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFSC. Florianópolis, 2006.
SILVEIRA, Márcio R. A circulação, os transportes e a logística na reestruturação econômica do estado de São Paulo. In.: SPOSITO, Eliseu S. (Org.) O novo mapa da indústria no início do século XXI: diferentes paradigmas para a leitura das dinâmicas territoriais do estado de São Paulo. São Paulo: Editora da Unesp, 2015, p. 467-506.
SIMAS, Daniel. Dinâmica socioespacial do município de São José/SC: uma abordagem geográfica. Dissertação (mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2016.
SIMAS, Daniel. Transformações no rural do município de São José-SC: uma construção histórica. Trabalho de conclusão de curso (graduação em geografia). UFSC, 2010.
SOMEKH, Nadia. A cidade vertical e o urbanismo modernizador: São Paulo. São Paulo: Studio Nobel/Fapesp, 1997.
SOUZA, Marcelo L. de. ABC do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
SPÓSITO, Maria E. B. O chão arranha o céu: a lógica da (re)produção monopolista da cidade. São Paulo. Tese (Doutorado em Geografia), FFLCH-USP, 1991.
SUGAI, Maria I. Segregação Silenciosa: investimentos públicos e distribuição sócio-espacial na área conurbada de Florianópolis. Tese de Doutorado. São Paulo, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.