Análise bibliométrica da produção científica brasileira sobre qualidade de vida e qualidade ambiental urbana na área de Ciências Ambientais - período de 2010 a 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2022.e81091

Palavras-chave:

Bibliometria, Cidades, Planejamento urbano, Gestão urbana

Resumo

Este artigo traça um levantamento bibliométrico visando identificar e analisar a produção científica brasileira relativa as temáticas “Qualidade de vida urbana” e “Qualidade ambiental urbana” na área de Ciências Ambientais, no período de 2010 a 2016. A identificação partiu de três relevantes plataformas de busca de artigos científicos, e a classificação foi realizada de acordo com os estratos Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Os resultados demonstraram que apesar do número crescente de publicações, não foram identificadas publicações nos estratos mais elevados do Qualis Periódicos da CAPES (A1 e A2), concluindo-se que a área das Ciências Ambientais ainda tem muito a explorar e contribuir com as temáticas estudadas.

Biografia do Autor

Letícia Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Mestranda

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bacharela em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/2019). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Laboratório Interdisciplinar Sociedades, Ambientes e Territórios (LISAT/UFRN). Tem experiência e interesse nas seguintes áreas: Educação Ambiental, Clima Urbano, Planejamento Urbano, Gestão Urbana, Gestão dos Recursos Naturais e Qualidade Ambiental Urbana.

Alfredo Marcelo Grigio, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Docente

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2000), mestrado em Geodinâmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e doutorado em Geodinâmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia e do Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais da UERN. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sistema de Informação Geografia e Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de informação geográfica, Gestão Ambiental, Bacia Hidrográfica, Sensoriamento Remoto, Análise Multitemporal, Diagnósticos, Zoneamento, Vulnerabilidade e Fragilidade Ambiental, Recursos Naturais e planejamento ambiental.

Zoraide Souza Pessoa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Docente

Doutora em Ambiente e Sociedade pela Unicamp (2012), Mestre (2003) e Graduada (2000) em Ciências Sociais e Especialização em Demografia (2005) pela UFRN. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais da UFRN. Coordena o Laboratório Interdisciplinar Sociedades, Ambientes e Territórios (LISAT) na UFRN. É pesquisadora da Rede Observatório das Metrópoles - Núcleo RMNATAL, do Grupo de Pesquisa Estado e Políticas Públicas (UFRN), do Núcleo de Estudos Socioambientais e Territoriais (UERN) e do Grupo de Estudos em Gestão Ambiental (UERN). 

Referências

ALVES, Lidiane Aparecida. O que é e como alcançar a qualidade de

vida?. Boletim Goiano de Geografia, Goiás, v.40, p. [1-22] , 2020.

ANDRES, Juliano. Qualidade de Vida Urbana em Francisco Beltrão (SW/PR) por meio de Geoprocessamento e Análise Multicritério. Ciência e Natura, Santa Maria, v. 37 n. 4 set-dez., p. 298-310, 2015.

BARBOSA, Renata Nunes; AQUINO, Cláudia Maria Saboia de. Análise bibliométrica do tema geodiversidade no Brasil em revistas no período 2010-2016 e suas regiões de concentração. Terr@Plural, Ponta Grossa, v.14, p. 1-14, 2020.

FARINON, Suelen Josiane; MIRON, Luciana Inês Gomes; OLIVEIRA, Wagner Mazetto de. Contribuição para a elucidação dos conceitos de qualidade de vida urbana e qualidade ambiental sob a ótica dos indicadores ambientais. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, [S.l.], v.4, n.14, inverno, p. 204-217, 2020.

FORNAZIEIRO, Marcos Paulo Almeida. Qualidade ambiental urbana:

proposta de um índice para a cidade de Rio Claro/SP. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro/SP, 2020.

GOGLE SCHOLAR. Google acadêmico. Brasil: Google, [20--?]. Disponível em: https://scholar.google.com.br/?hl=pt. Acesso em: 31 mar. 2021.

MORAES, Denise Espíndola; CANÔAS, Silvia Swain; CAMBRAIA, Rosana Passos. Utilização do sistema de informação geográfica para o planejamento e qualidade de vida urbana em Teófilo Otoni (MG). Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 15, n. 49, mar. p. 113-125, 2014.

LIMA, Valéria. A Sociedade e a Natureza na paisagem urbana: análise de indicadores para avaliar a qualidade ambiental. 2013. Tese (Programa de Pós-Graduação em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2013.

PERIÓDICOS CAPES. Missão e objetivos. Brasil: CAPES, [20--?]. Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcontent&view=pcontent&alias=missao-objetivos&Itemid=109&. Acesso em: 31 mar. 2021.

PLATAFORMA SUCUPIRA. Qualis. Brasil: Plataforma Sucupira, 2016a. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/#. Acesso em: 31 mar. 2021.

PLATAFORMA SUCUPIRA. Qualis periódicos. Brasil: Plataforma Sucupira, 2016b. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf. 20 fev. 2021.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

ROGGERO, Marilia Araujo; LUCHIARI, Ailton. As perspectivas de análise de qualidade de vida urbana no brasil e na geografia brasileira. Revista de Geografia (UFPE), Pernambuco, v. 32, n. 1, p. 66-79, 2015.

SCIELO BRAZIL. Scielo Brazil. Brasil: Scielo, [20--?]. Disponível em: https://www.scielo.br/?lng=pthttps://scholar.google.com.br/schhp?hl=pt-PT. Acesso em: 31 mar. 2021.

SOARES, Patrícia Bourguignon et al. Análise bibliométrica da produção científica

brasileira sobre Tecnologia de Construção e Edificações na base de dados Web of Science. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 175-185, jan./mar. 2016.

VERSIANI, Isabela Veloso Lopes. Indicadores georreferenciados de qualidade de vida urbana: possibilidades para o planejamento urbano. Revista Cerrados, Montes Claros/MG, v.14, n. 1, p.191-214, dez., 2016.

Downloads

Publicado

2022-09-21

Edição

Seção

Artigos