Análise espacial da violência escolar e urbana em escolas públicas no Rio Grande do Sul

Autores

  • Jéssica Antunes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Kalinca Léia Becker Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2023.e82044

Palavras-chave:

Violência escolar, Proficiência escolar, Municípios e Rio Grande do Sul

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar se existe relação espacial entre a violência urbana e a violência das escolas nos municípios no Rio Grande do Sul. Para isso, a técnica de análise exploratória de dados espaciais (AEDE) foi aplicada aos indicadores de violência urbana e nas escolas dos municípios em 2017. Os resultados da AEDE indicaram que os cluster Alto-Alto do índice de violência dentro das escolas públicas do Rio Grande do Sul coincide com as regiões com maior índice de criminalidade urbana, evidenciando uma relação positiva entre o índice de violência urbana e a violência escolar.

Biografia do Autor

Jéssica Antunes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Economia e Desenvolvimento (UFSM) e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Economia Aplicada (GPEA). Atua principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: economia da educação, economia social e avaliação de políticas públicas.

Kalinca Léia Becker, Universidade Federal de Santa Maria

Professora no Departamento de Economia e Relações Internacionais, nos Programas de Pós-Graduação em Administração Pública - PPGAP (acadêmico), Gestão de Organizações Públicas - PPGOP (profissional) e Economia e Desenvolvimento - PPGE&D da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora (2013) e Mestre (2009) em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo- ESALQ/USP. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Atua principalmente nos seguintes temas: economia social, avaliação de políticas públicas e econometria aplicada.

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Publicado

2023-04-14

Edição

Seção

Artigos