Análisis espacial de la violencia escolar y urbana en escuelas públicas de Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5007/2177-5230.2023.e82044Palabras clave:
Violencia escolar, Competencia escolar, Municipios y Rio Grande do SulResumen
El objetivo de este estudio es analizar si existe una relación espacial entre la violencia urbana y la violencia escolar en los municipios de Rio Grande do Sul. Para ello, se aplicó la técnica de análisis exploratorio de datos espaciales (AEDE) a los indicadores de violencia urbana y en escuelas de los municipios en 2017. Los resultados de la AEDE indicaron que el clúster Alto-Alto del índice de violencia dentro de las escuelas públicas de Rio Grande do Sul coincide con las regiones con mayor índice de criminalidad urbana, mostrando una relación positiva entre tasa de violencia educación y violencia escolar.
Citas
ALMEIDA, E. Econometria Espacial Aplicada. Campinas : Alínea Editora , 2012.
BARTZ, M. L.; QUARTIERI, E. D. S.; FREITAS, T. A. D. Indisciplina e violência ecolar: uma análise das escolas públicas do Rio Grande do Sul. Estudo e Debate, Lajeado, v. 24, p. 241-263, Outubro 2017.
BECKER, K. L.; KASSOUF, A. L. Violência nas escolas públicas brasileiras:uma análise da relação entre o comportamento agressivo dos alunos e o ambiente escolar. Nova economia, v. 26, p. 653-677, 2016. ISSN 2.
BECKER, K. L.; KASSOUF, A. L. Uma análise do efeito dos gastos públicos em educação sobre a criminalidade no Brasil. Economia e Sociedade, Campinas, v. 26, p. 215-242, abril 2017.
CERQUEIRA, D. TrajeTórias individuais, Criminalidade e o PaPel da eduCação. Boletim de Análise Político-institucional, n. 9, jan-jun 2016.
DUENHAS, R. A.; FRANÇA, M. T. A.; GONÇALVES, F. D. O. ABRIR AS ESCOLAS À COMUNIDADE NOS FINAIS DE SEMANA REDUZ QUE TIPO DE VIOLÊNCIA? UMA ANÁLISE DE CONTRAFACTUAL UTILIZANDO MÍNIMOS QUADRADOS PONDERADOS PELO PROPENSITY SCORE. planejamento e políticas públicas, n. 37, jul./dez. 2011.
GARAYA, R. M. V.; ÁVILA, M. E.; MARTÍNEZ, B. Violencia escolar: Un análisis desde los diferentes contexts de interacción. Psychosocial Intervention, p. 25-32, fevereiro 2013.
GLAESER, E.; SACERDOTE, B.; SHEINKMNA, J. Crime and social interactions. Quarterly Journal of Economics, Oxford, v. 111, n. 445, p. 507-548, 1996.
HAIR, J. F. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre : Bookman, 2009.
HOFFMANN, R. Análise estatística de relações lineares e não lineares. Piracicaba : O Autor , 2016.
MONTEIRO, V. B.; ARRUDA, E. F. O impacto da violência urbana nos indicadores de evasão escolar na Região Metropolitana de Fortaleza. Anais do I Circuito de Debates Acadêmicos , 2011.
OLIVEIRA, J. A.; BECKER, K.L. (2021). Efeitos da violência escolar e urbana sobre a proficiência dos alunos em escolas públicas no Rio Grande do Sul. Texto para discussão. Disponível em: https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/ciencias-economicas/
PALERMO, G. A.; SILVA, D. B. D. N.; NOVELLINO, M. S. F. Fatores associados ao desempenho escolar: uma análise da proficiência em matemática dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Estudos de População , Rio de Janeiro , v. 31, p. 367-394, Jul./dez 2014.
SOARES, S. S. D. EDUCAÇÃO: UM ESCUDO CONTRA O HOMICÍDIO? TEXTO PARA DISCUSSÃO N° 1298, Brasília, agosto 2007.
TAVARES, P. A.; PIETROBOM, F. C. Fatores associados a violência escolar: evidências para o Estado de São Paulo. Estudos Econômicos, v. 46, p. 471-498, abr-jun 2016. ISSN ISSN 2.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.