Os efeitos da construção do Corredor Rodoviário Bioceânico no ordenamento territorial de Porto Murtinho, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2177-5230.2023.e91855Palavras-chave:
RILA, Território, Segregação urbana, Porto MurtinhoResumo
Os países sul-americanos construíram uma agenda de integração que resultou na UNASUL. Após a descontinuação dessa agenda, a RILA tornou-se um importante elo geopolítico sub-regional. Ao ligar as duas fachadas oceânicas sul-americanas, o projeto da RILA facilitará o acesso logístico da região Centro-Oeste do Brasil à bacia do Pacífico e intensificará os fluxos comerciais, de investimentos e de pessoas na escala subcontinental. No município fronteiriço de Porto Murtinho, a RILA tem transformado os usos territoriais urbanos, devido à atração de investimentos e à expectativa de desenvolvimento local. Concomitantemente às projeções socioeconômicas positivas, a construção desse Corredor Rodoviário Bioceânico tem desencadeado efeitos deletérios. No segmento imobiliário, o aumento da demanda, em um perímetro urbano limitado por diques fluviais, tem elevado o valor das propriedades. A repulsão de famílias pobres para áreas além do perímetro urbano, susceptíveis à enchentes, e para a cidade paraguaia de Carmelo Peralta, é uma das consequências desse processo.
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