O ensino de climatologia geográfica a partir das pesquisas de Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2024.e98855

Palavras-chave:

Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, Geografia, Ensino de Geografia, Ensino de Climatologia, Metodologias de Ensino

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir metodologias de ensino para o conteúdo de climatologia nas aulas de Geografia tendo como base as teorias e pesquisa do professor Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro. Em sala de aula, esse assunto tem entraves para os professores, sendo ensinado de maneira estática, frisando memorização e desarticulação com o cotidiano dos estudantes. Este artigo traz, a partir do conhecimento das pesquisas de Monteiro, estratégias de ensino em climatologia para serem utilizadas na educação básica. Compreende-se que as teorias, reflexões e metodologias aqui apresentadas podem trazer maior assimilação do conteúdo para que o estudante possa refletir sobre a temática e sobre o lugar em que vive.  

Biografia do Autor

Yuri Lima Perotto, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de Doutorado no Programa de Pós Graduação em Geografia (Desenvolvimento Regional e Urbano – DRU) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Mestre pelo mesmo programa (2023) e Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina  – IFSC (2021). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC (2017).

Edson de Morais Machado

Docente do Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarian (Colégio de Aplicação - CA). É pós-doutor pela Universidade de São Paulo (USP) [2023 - 2024], pelo Departamendo de Geografia da FFLCH. É Doutor (2020) e Mestre (2016) em Geografia (Desenvolvimento Regional e Urbano - DRU) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Bacharel (2013) e licenciado (2016) em Geografia (UFSC)

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Publicado

2024-12-19