The teaching of geographic climatology based on the research of Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2024.e98855

Keywords:

Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, Geography, Geography Teaching, Climatology Teaching, Teaching Methodologies

Abstract

This article aims to discuss teaching methodologies for the content of climatology in Geography classes based on the theories and research of Professor Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro. In the classroom, this subject has obstacles for teachers, being taught in a static way, emphasizing memorization and disarticulation with the students' daily lives. Based on the knowledge of Monteiro's research, this article presents strategies for teaching climatology to be used in basic education. It is understood that the theories, reflections and methodologies presented here can bring greater assimilation of the content so that the student can reflect on the theme and on the place in which he lives.

Author Biographies

Yuri Lima Perotto, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de Doutorado no Programa de Pós Graduação em Geografia (Desenvolvimento Regional e Urbano – DRU) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Mestre pelo mesmo programa (2023) e Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina  – IFSC (2021). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC (2017).

Edson de Morais Machado

Docente do Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarian (Colégio de Aplicação - CA). É pós-doutor pela Universidade de São Paulo (USP) [2023 - 2024], pelo Departamendo de Geografia da FFLCH. É Doutor (2020) e Mestre (2016) em Geografia (Desenvolvimento Regional e Urbano - DRU) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Bacharel (2013) e licenciado (2016) em Geografia (UFSC)

References

BONFIM, B. B. R. Uma proposta metodológica para o ensino de climatologia no primeiro grau. Dissertação (Mestrado em Geografia Física) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo: , Universidade de São Paulo (USP), 1997.

BOMFIM, Anselmo Pereira. Construção Didática de Instrumentos Meteorológicos de Baixo Custo no Ensino de Ciências / Anselmo Pereira Bomfim 65 p. : tabs., fotos. 2022.

CASTELLAR. SONIA M. V. A cidade e a cultura urbana: um estudo metodológico para se ensinar geografia. BOLETIM PAULISTA DE GEOGRAFIA, SÃO PAULO, nº 85, p. 95-111, 2006.

CARACRISTI, Isorlanda. Revisitando o pensamento do professor Carlos Augusto Monteiro como motivação às necessárias reflexões epistemológicas dos estudos geográficos da natureza. Geo UERJ. 2018.

CAVALCANTI, L. S. A Geografia escolar e a cidade. Capinas-SP: Papirus, 2008.

CONTI, J. B. Geografia e Climatologia. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 5, n. 1, p. 91-95, 2001. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2001.123516. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123516>. Acesso em: 27 fev. 2024.

COSTA, I. T; WOLLMANN, C. A. A construção de instrumentos meteorológicos e o ensino dos elementos do climaem escolas do ensino básico do município de Itaara, RS. Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas – UFSM. Ciência e Natura, Santa Maria v.39, Ed. Esp. PROCAD/CAPES 2017, p. 188 – 205

ELY, D. F. Eventos climáticos e mídia impressa em Londrina (PR): construindo uma abordagem a partir da análise do discurso. In: S I M P Ó S I O B R A S I L E I R O D E CLIMATOLOFIA GEOGRÁFICA, 8., 2008, Alto do Caparaó. Anais... Alto do Caparaó: UFU, 2008. pp. 138-151. CD ROM.

ELY, Deise Fabiana. Teoria e método da climatologia geográfica brasileira: uma abordagem sobre seus discursos e práticas / Márcia da Silva. – Presidente Prudente : [s.n.], 2006 208 f., il. ; gráf. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia..

GEOSUL: revista do Departamento de Geociências / Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. –v.1,n.1 (1° semest. 1986)- . – Florianópolis: Editora da UFSC, 1986-v.;21cm. Ano5 n.09 131p. Jan./jun 1991.

MELO, H. L. S et al. Dialogando com ensino de climatologia e a prática didática na geografia. Revista de Geografia – PPGEO - UFJF. Juiz de Fora/MG, v.8, n.2, (XIII SBCG 2018) p.44-53, 2018.

MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo. Análise ritmica em climatologia: problemas da atualidade climática em São Paulo e achegas para um programa de trabalho. Climatologia, n. 1, p. 1-21.

MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo. Clima e excepcionalismo: conjecturas sobre o desempenho da atmonsfera como fenômeno geográfico. . Florianópolis: Editora da UFSC. . Acesso em: 28 fev. 2024. , 1991.

MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo. DE TEMPOS E RITMOS: Entre o Cronológico e o Meteorológico para a Compreensão Geográfica dos Climas. GEOGRAFIA, Rio Claro, Vol. 26(3): 131-154, dezembro 2001.

MONTEIRO, C. A. de F. (2010). Geografia entre os séculos XX e XXI: minha convivência na 2ª metade do 1º e na entrada do 2º e inquietações sobre o futuro. GEOgraphia, 8(16).

MONTEIRO, C. A de F. Geografia sempre – O homem e seus mundos. Campinas: Edições Territorial, 2008. 255p

MONTEIRO, C.A.F. Geossistemas: a história de uma procura. São Paulo: Contexto, 2001. 127p.

MONTEIRO, C. A. F. Sobre a análise geográfica de sequências de cartas do tempo (Pequeno ensaio metodológico sobre o estudo do clima no escopo da Geografia) Revista Geográfica, XXXII (58): 169-179. Rio de Janeiro, IPGH, 1963.

MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo. Teoria e clima urbano: um projeto e seus caminhos. Clima urbano. Tradução . São Paulo: Contexto, 2003.

PAIXÃO, T. N; BORGES, M. T. C. Clima e Ambiente na Educação Básica: propostas didáticas para a mediação dos conteúdos de clima na Geografia Escolar. Élisée, Rev. Geo. UEG – Porangatu, v.7, n.1, jan./jun. p.144-164, 2018.

Ruy Moreira. Editorial. Geographia (UFF), n. 5, 2001.

SILVA, M. S.; CARDOSO, C. Desafios e perspectivas para o ensino de climatologia geográfica na escola. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 10, n. 20, p. 1-17, 2019.

Souza, M.&Costa, E.(2022). A vida, a cordialidade e a sabedoria de um grande mestre. De tempos e ritmos, homenagem a Carlos Augusto Figueiredo Monteiro. PatryTer –Revista Latinoamericana e Caribenha de Geografia e Humanidades, 5(9), 1-4. 2022.

SOUZA, Maria Adélia de. A Geografia Renovada e a compreensão do mundo atual: teoria e método. Boletim Alfenense de Geografia. Alfenas. v. 1, n.1, p. 21-56, 2021.

SOUZA, R. R; ANTUNES, J. P; CABRAL Estação meteorológica experimental de baixo custo. Revista Geo UERJ | Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 27, 2015, p. 80-97.

STEINKE, E. T. Prática pedagógica em climatologia no ensino fundamental: sensações e representações do cotidiano. Acta geográfica, p. 77-86, 2012.

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Geografia física e geomorfologia: uma releitura / Dirce Maria Antunes Suertegaray – Porto Alegre : Compasso Lugar¬Cultura, 2018. 126 p.

SUERTEGARAY, D. M. A. Geografia física e geomorfologia: tema para debate. Revista da ANPEGE, [S. l.], v. 5, n. 05, p. 17–26, 2017. DOI: 10.5418/RA2009.0505.0002. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6586. Acesso em: 1 mar. 2024.

ZAVATTINI, J. A. A Razão da Influência: uma teoria do clima. Revista Brasileira de Climatologia, v.1, nº1, 2005.

ZAVATTINI, J. A. O Paradigma do Ritmo na Climatologia Geográfica Brasileira (Teses e dissertações dos programas paulistas de pós-graduação – 1971-2000). Rio Claro: UNESP/IGCE, 2001. Tese (Livre-docência em Climatologia).

ZAVATINI, João Afonso. O paradigma da análise rítmica e a climatologia geográfica brasileira. GEOGRAFIA, Rio Claro, Vol. 25(3): 25-43, dezembro 2000.

Published

2024-12-19