Análise da hidrografia da Coxilha Rica, sul do município de Lages - SC.

Autores

  • Cosme Polese Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Francisco Henrique de Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Carla Luciane Lima Engenheira Florestal
  • Felipe Echenique Alves Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2015v30n59p47

Resumo

 

A Coxilha Rica integra à porção sul do município de Lages, localizado entre as bacias hidrográficas dos rios Lava Tudo, Pelotas e Pelotinhas. Este trabalho procura explorar o conceito de uma região como a Coxilha Rica, influenciada pelo uso e ocupação do solo, ser fornecedora de água para a bacia hidrográfica a qual pertence. A Coxilha Rica, com seus 1.136,5 Km², conta com 4.663 km de corpos de água e grande quantidade de nascentes, detendo uma hidrografia relevante e deve ser considerada fornecedora de água de qualidade para a bacia hidrográfica a qual pertence. Essa qualidade encontrada na água presente no território da Coxilha Rica pode ser explicada pelo uso e ocupação do solo, em grande parte explorado pela atividade de pecuária extensiva, com baixa lotação de animais, permitindo dessa forma a manutenção da cobertura vegetal nativa e um baixo impacto aos corpos de água.

Biografia do Autor

Cosme Polese, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Planalto Catarinense (1973) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Planalto Catarinense (1976) e pós graduação em economia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente é acadêmico do curso de Mestrado Profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental da FAED - UDESC e diretor presidente da Companhia de Gás de Santa Catarina.

Francisco Henrique de Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduou-se em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em 1993. Obteve o doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2002. Em 2012, como bolsista do CNPq realizou no primeiro semestre seu pós-doutorado na RWTH - Aachen University Instituto de Geodésia Alemanha, e no segundo semestre do mesmo ano continuou seu pós doc na UNI - University of Northern Iowa Departamento de Geografia - EUA, tendo como foco a temática do Cadastro Territorial Multifinalitário. Atualmente é professor associado da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), professor colaborador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor convidado do Lincoln Institute of Land Policy Boston - USA.

Carla Luciane Lima, Engenheira Florestal

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Conservação da Natureza.

Felipe Echenique Alves, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduando do curso de Geografia Licenciatura/Bacharelado da UDESC. Aluno do curso técnico de Agrimensura e Geomensura do IFSC. Bolsista de Iniciação Científica - Laboratório de Geoprocessamento da UDESC.

Downloads

Publicado

2015-09-28

Edição

Seção

Artigos