Dialogando sobre a vida e a obra de Manuel Correia de Andrade: entrevista com Thais de Lourdes Correia de Andrade

Autores

  • Gerlane Gomes da Rocha Universidade Federal de Pernambuco
  • Rodrigo Dutra Gomes Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2022.e87268

Resumo

A presente entrevista foi realizada como parte de um projeto de pesquisa de iniciação científica (PIBIC/UFPE/CNPq) sobre o geógrafo pernambucano Manuel Correia de Andrade. A professora entrevistada, Thaís Correia de Lourdes Andrade, é para além de filha de Manuel Correia de Andrade, uma pesquisadora da vida e obra desse geógrafo, tendo linhas de pesquisa focadas nos seguintes temas: Nordeste brasileiro, pensamento geográfico, questão ambiental e questão regional. Essa entrevista, de caráter semiestruturado, foi realizada em formato virtual no dia 15 de julho de 2021. Foram apontamentos sobre a trajetória acadêmica e pessoal de Manuel Correia de Andrade dentro da lógica histórica, política e espacial do seu tempo, bem como os ciclos intelectuais nos quais esteve inserido e as suas principais influências teóricas. Pode-se notar a partir do que foi discutido que Manuel Correia de Andrade desenvolveu um pensamento geográfico crítico, que, fomentado por acontecimentos pessoais e influências teóricas, problematizou a tradição social, econômica e territorial do Nordeste de forma vanguardista, à frente de debates escritos de sua época.

 

Biografia do Autor

Gerlane Gomes da Rocha, Universidade Federal de Pernambuco

Licencianda do curso de Geografia da UFPE, atualmente no 3°período. Bolsista doPrograma de Educação Tutorial(PET) Geografia da UFPE/SESU desenvolvedo ensino, pesquisa e extensão. Integrante do Grupo de Pesquisa de História do Pensamento Geográfico e Epistemologia da Geografia (GEHPEG), desenvolvendo pesquisas auxiliares na área do Pensamento Geográfico Regional e Pernambucano. Estudante de Iniciação Científica (CNPQ) desenvolvendo o projeto de pesquisa "O Nordeste de Contrastes: A geopolítica em Manoel Correia de Andrade". Monitora voluntária do pré-vestibular gratuito/solidário CAVEST vinculado a um projeto de extensão da UFPE e da disciplina de Introdução a Geologia e a Petrografia (DCG-UFPE). Professora voluntária dos pré-vestibulares solidários Interação e portal que são projetos de extensão da UFPE.

Rodrigo Dutra Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Geografia, Licenciatura e bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002), é Mestre (2005) e Doutor (2010) em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP. Pós-doutorado - FAPESP (2011-2013) - desenvolvendo pesquisa sobre a construção da relação entre Geografia e Teoria da Complexidade. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Epistemologia e História do Pensamento Geográfico, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia da Geografia, história do pensamento geográfico, abordagem sistêmica complexa, Complexidade, planejamento e diagnóstico ambiental, fragilidade, vulnerabilidade e risco ambientais, teoria e dinâmica da paisagem.

Downloads

Publicado

2022-09-21

Edição

Seção

Entrevistas