Shopping Centers em São Paulo: imaginário de transformações urbanas
Resumen
O objetivo deste estudo é analisar a implantação dos Shopping Centers em São Paulo nas últimas décadas do século XX. Estes empreendimentos, pontas de lança de uma modernização multifacetada tanto do ponto de vista comercial e imobiliário quanto de hábitos e costumes sociais, constituíram-se em engrenagens complexas e significativas da metrópole paulistana, facilmente reconhecidas por suas características arquitetônicas e urbanísticas.
Os Shoppings Centers instauraram-se em São Paulo como vitrines de novos comportamentos de consumo e de lazer, consolidando-se como uma das principais imagens de transformação dos tempos e do viver na cidade. Dadas as dimensões que apresentam tornaram-se instrumentos ativos de intervenção econômica e de articulação espacial em várias regiões da cidade.
Do ponto de vista teórico estas indagações se voltam para a busca de compreensão do papel desempenhado no processo de produção do espaço urbano por estes elementos denotativos da contemporaneidade da metrópole paulistana, enquanto fator e produto da fragmentação do tecido urbano e surgimento de novas centralidades Do ponto de vista simbólico atualizam a discussão sobre a necessária requalificação das dimensões pública e privada no espaço urbano, espelhando a crise do espaço público tradicional e introduzindo na esfera das representações ideológicas, alterações profundas nos hábitos e padrões da sociabilidade urbana.
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