A bolha especulativa e a produção de espaço residencial nos Estados Unidos

Autores/as

  • Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza
  • Renato Crioni Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2008v23n45p7

Resumen

 

Nos últimos meses têm se noticiado a respeito de uma bolha especulativa imobiliária global. O presente artigo busca refletir sobre esta produção e consumo do espaço na forma-mercadoria, com destaque para a conjuntura norte-americana, muito além da demanda efetiva. Este estudo relaciona o fenômeno atual com a história recente do desenvolvimento capitalista, o esgotamento do regime de acumulação fordista, a transição para a produção flexível e as conseqüentes contradições expressas na desvinculação entre a produção de bens e serviços e a geração de capital fictício. Destaca-se aqui a importância da atual produção de espaço, como expressão de capital fictício, em relação às necessidades das esferas produtivas da economia global.

Biografía del autor/a

Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza

Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil(2001) Professora Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho- IGCE , Brasil

Renato Crioni, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Bacharelado Em Educação Física - Rio Claro pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999).

Publicado

2008-01-01

Número

Sección

Artigos