A bolha especulativa e a produção de espaço residencial nos Estados Unidos

Autores

  • Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza
  • Renato Crioni Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2008v23n45p7

Resumo

 

Nos últimos meses têm se noticiado a respeito de uma bolha especulativa imobiliária global. O presente artigo busca refletir sobre esta produção e consumo do espaço na forma-mercadoria, com destaque para a conjuntura norte-americana, muito além da demanda efetiva. Este estudo relaciona o fenômeno atual com a história recente do desenvolvimento capitalista, o esgotamento do regime de acumulação fordista, a transição para a produção flexível e as conseqüentes contradições expressas na desvinculação entre a produção de bens e serviços e a geração de capital fictício. Destaca-se aqui a importância da atual produção de espaço, como expressão de capital fictício, em relação às necessidades das esferas produtivas da economia global.

Biografia do Autor

Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza

Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil(2001) Professora Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho- IGCE , Brasil

Renato Crioni, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Bacharelado Em Educação Física - Rio Claro pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999).

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigos