O PAPEL DAS REDES CRIADAS PELAS OPERADORAS HEGEMÔNICAS NA ESCOLHA DO DESTINO DAS VIAGENS – DE LONDRINA PARA O BRASIL

Autores/as

  • Juliana Grigoli Pelarim UEL
  • Maria del Carmen Matilde Huertas Calvente UEL

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2015v30n59p95

Resumen

 

Esta pesquisa buscou analisar o papel das agências de viagens no processo de turistificação que ocorre no território brasileiro, tendo como embasamento teórico o conceito de território-rede e utilizando-se de aplicação de questionários em empresas do município de Londrina para coleta de dados. Houve uma preocupação, na pesquisa empírica, em responder à questão inicial acerca da influência exercida por parte das operadoras de turismo em relação à divulgação e consumo dos lugares. Por meio de aplicação de questionários nas agências de viagens do município de Londrina, que soma um total de 72 estabelecimentos, definiu-se por amostragem 20 agências nas quais se coletaram dados para análise da apreensão do fenômeno turístico com base na perspectiva dos agentes de viagens.

Biografía del autor/a

Maria del Carmen Matilde Huertas Calvente, UEL

Dep. de Geociências - CCE

Publicado

2015-09-28

Número

Sección

Artigos