Estudo de viabilidade para implementação de corredores ecológicos na Ilha do Maranhão

Autores

  • Yata Anderson Gonzaga Masullo Universidade de Brasília Laboratório de Geografia, Ambiente e Saúde - LAGAS
  • Claudio Eduardo de Castro Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Roberta Capim Rocha Universidade de Brasília - UNB

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2017v32n65p239

Resumo

A presente pesquisa desenvolve-se com a finalidade de analisar a viabilidade de implantação de corredores ecológicos na Ilha do Maranhão, a partir de técnicas ligadas aos Sistemas de Informações Geográficas (SIGs). O estudo de viabilidade consistiu na sobreposição de mapas temáticos, elaborados a partir da delimitação do uso e ocupação da terra (variáveis ambientais), consideradas como unidades de paisagem. Para tanto utilizou-se do método Multicritério Processo de Análise Hierárquica alicerçado por técnicas ligadas ao Sistema de Informação Geográfico – SIGs, com o objetivo de correlacionar os indicadores socioambientais que influenciam e caracterizam a dinâmica da paisagem e a qualidade de vida das UCs. A partir destes procedimentos foi possível mensurar a viabilidade na implantação de três corredores ecológicos interligando as Unidades de Conservação - UCs da Ilha do Maranhão. Assim, a presente pesquisa reflete a necessidade de se implementar intervenções específicas, que possibilitem ações as quais possam englobar todas as áreas protegidas.

Biografia do Autor

Yata Anderson Gonzaga Masullo, Universidade de Brasília Laboratório de Geografia, Ambiente e Saúde - LAGAS

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (2010), Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA (2013), Doutorando em Geografia pela Universidade de Brasília - UNB. Atualmente é Assessor Especial da Secretaria Adjunta de Assuntos Metropolitanos - SAAM, Pesquisador do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos - IMESC, Consultor da Empresa Ambiental Gestão de Projetos e auxiliar de pesquisa do Laboratório de Geografia, Ambiente e Saúde - LAGAS/UnB.

Claudio Eduardo de Castro, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1988), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e doutorado em Geografia pela Unesp-PP. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Maranhão, na qual ocupa a Coordenação de Pesquisa.

Roberta Capim Rocha, Universidade de Brasília - UNB

Graduada em Gestão Ambiental pelo CEST, atualmente é graduanda em Ciências Ambientais pela Universidade de Brasília - UNB.

Downloads

Publicado

2017-11-24

Edição

Seção

Artigos