Prospecção no universo das águas: a experiência da construção de cenários no plano nacional de recursos hídricos no Brasil, 2005-2006

Autores

  • Elimar Pinheiro do Nascimento Brasília – UnB
  • Marco José Melo Neves GAP/SRHU/MMA
  • Demetrios Christofidis UnB

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2010v25n49p27

Resumo

 

O Plano Nacional de Recursos Hídricos foi aprovado em 2006
pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Pela primeira vez o Brasil tem um plano dessa natureza, com a peculiaridade de ter incluído um estudo prospectivo. Uma novidade,  parentemente, com dois precedentes no mundo. O presente artigo descreve a metodologia e o processo de criação dos cenários de recursos hídricos do plano, construídos por meio de um conjunto de oficinas regionais e nacionais que envolveram 235 participantes, e identifica as variáveis, os atores e as incertezas críticas do sistema de recursos hídricos no País. Desse conjunto de oficinas resultaram três cenários de recursos hídricos para o Brasil 2020, os quais foram parcialmente quantificados. Eles se transformaram na base do plano, a partir da definição de uma estratégia robusta, formada pela recorrência de gargalos, potencialidades e conflitos na maioria dos cenários. Faltou, porém, uma quantificação mais refinada e completa, baseada em um modelo consistente, assim como uma focalização regional que permitisse identificar os impactos de cada um dos três cenários em cada uma das 12 regiões hidrográficas em que o País foi dividido.

Biografia do Autor

Elimar Pinheiro do Nascimento, Brasília – UnB

Doutor em Sociologia, professor do Departamento de Sociologia e diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília.

Marco José Melo Neves, GAP/SRHU/MMA

Engenheiro Agrícola, doutorando em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, técnico da Gerência de Planos de Recursos Hídricos da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente.

Demetrios Christofidis, UnB

Engenheiro Civil, doutor em Desenvolvimento Sustentável, professor
do Departamento de Engenharia Civil e do Centro de
Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos