A psicogeografia no ensino de geociências no espaço construído: experiências nos shopping centers da Grande Florianópolis

Autores

  • Toni T. Eerola UDESC

Resumo

A psicogeografia é um método investigativo desenvolvido pela vanguarda antiarte Situacionista, que explora as descobertas, encontros e reações produzidas pela deriva (vagar sem rumo) pela cidade e realização de performances em lugares públicos. Esta foi adaptada ao ensino de geociências nos espaços construídos. Selecionou-se dois shopping centers da Grande Florianópolis para a experiência didático-pedagógica. Os objetivos foram descobrir a geologia no espaço construído, descrever rochas ornamentais, visualizar a sua geoestética, criar situações, pesquisar reações, popularizar geociências e questionar conceitos de arte e o consumo da sociedade. Concentrou-se a atenção às rochas nas paredes, pisos e balcões. O comportamento inusitado e estranho provocou reações nos transeuntes, mas a curiosidade foi sufocada pela análise. A discrição destes não permitiu encontros e popularização de geologia. Mesmo assim, a psicogeografia mostrou ser um método didático interessante para o estudo da geologia urbana.

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Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos