The territorial dynamics of agricultural capital in the Amazon and peasant resistance: the different uses of the territory in comunidade açaizal em Santarém – Pará

Authors

  • Barbara Eleonora Santos Texeira Secretaria de Educação Municipal de Belterra - Pará Grupo de Estudo Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia - GEDTAM
  • José Antonio Herrera Universidade Federal do Pará - UFPAPrograma de Pós-Graduação em Geografia - PPGEP/UFPAFaculdade de Geografia - FacGeo/UFPA-AltamiraCoordenador do Laboratório de Geografia das Dinâmicas Territoriais na Amazônia - Laboratório GEDTAM https://orcid.org/0000-0001-8249-5024
  • Ademir Terra Universidade Estadual do Maranhão Centro de Ciencias Exatas e Naturais Departamento de Educação e Filosofia Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Questão Agrária e Movimentos Sociais - GEPQAM

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2018v33n69p165

Abstract

The region of Santarém, in the State of Pará, suffers from the expansion of the agricultural capital of soybeans, due to a series of public and private actions aimed at the agroindustry, with a view to exporting the commodity. This set of actions is reflected in the different uses of the territory, by peasants and sojicultores, that start to dispute it and, consequently, they come into conflict. The concept of ethnogenesis has been used as an important analytical tool to understand this problem, which involves different interests and strategies for the use of the territory and natural resources, as well as all territorial actions and dynamics, among them the process of peasant resistance in one of the communities in conflict in the Santaren plateau, the Açaizal Community, in which it was verified that the dispute is not only for the right to use the land, but also for the preservation of a way of life.

Author Biographies

Barbara Eleonora Santos Texeira, Secretaria de Educação Municipal de Belterra - Pará Grupo de Estudo Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia - GEDTAM

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Professora de Geografia no Municipio de Belterra - Pará

Pesquisadora no Grupo de Estudo Desenvolvimento e Dinâmcias Territorias na Amazônia - GEDTAM

José Antonio Herrera, Universidade Federal do Pará - UFPAPrograma de Pós-Graduação em Geografia - PPGEP/UFPAFaculdade de Geografia - FacGeo/UFPA-AltamiraCoordenador do Laboratório de Geografia das Dinâmicas Territoriais na Amazônia - Laboratório GEDTAM

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Pará (2001), graduação em Geografia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2018), mestrado em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará (2003) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal do Pará, na Faculdade de Geografia no Campus Universitário de Altamira e está vinculado como professor permanente no Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGEO / IFCH / UFPA - Campus Universitário de Belém. Líder do grupo de estudos Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia - GEDTAM. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, grandes projetos e território.

Ademir Terra, Universidade Estadual do Maranhão Centro de Ciencias Exatas e Naturais Departamento de Educação e Filosofia Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Questão Agrária e Movimentos Sociais - GEPQAM

Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Questão Agrária e Movimentos Sociais - GEPQAM. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Epistemologia da Geografia, Evolução do Pensamento Geográfico,Teoria e Método da Geografia e Análise Territorial atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Questão Agrária, Campesinato, Território, Movimentos Sociais e Comunidades Tradicionais Maranhenses.

Published

2018-11-28