Trilhando sob novos olhares e novos desafios na Pedagogia Hospitalar
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Resumo
Este artigo busca apresentar os desafios da Pedagogia Hospitalar, bem como os diversos olhares que são inevitáveis possuir para conduzir um trabalho humanizador em relação à formação pedagógica dos escolares em tratamento de saúde, impossibilitados de frequentar a escola. Com a mundialização, na sociedade virtualizada, discute-se a necessidade de estarmos interconectados para que, além de concebermos significados as nossas ações e palavras, valorizemos as situações importantes da vida como, por exemplo, o convívio com a família, o contato com a natureza e o encantamento pelo ensinar e pelo aprender. Neste século XXI despertamos para uma educação como possibilidade de mudanças e de superação de grandes desafios, bem como, de apaixonar-se pelo aprender, pelo ensinar, pelo conhecer e compreender para nos libertarmos das amarras e assim, atuarmos na práxis de maneira amorosa e afetiva, resultando em uma aprendizagem prazerosa no processo encantador de aprendizagem de todos os aprendizes que fazem parte do contexto hospitalar. De fato, neste ir e vir, do ato de ensinar e aprender, é imprescindível que todos os profissionais envolvidos com a escolarização hospitalar estejam preparados para recriarem a ideia que se tem acerca dos conceitos sobre espaço e tempo na educação. O paradigma existente da ciência da educação em ambientes hospitalares precisa efetivamente de cocriação e coresponsabilidade para que se tenha, realmente, a aprendizagem significativa, no ato de aprender dos escolares em tratamento de saúde. Finaliza-se com a certeza de que as equipes envolvidas nesses novos cenários de formação pedagógica em ambiente hospitalar necessitam compreender a humanização como transformação social para promover mudanças educacionais expressivas e criar de uma nova cultura nas instituições escolares e de saúde, na busca da superação de grandes desafios.
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