Trilhando sob novos olhares e novos desafios na Pedagogia Hospitalar

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Maria do Carmo Silva Wiese
Elizete L. M. Matos

Resumo

Este artigo busca apresentar os desafios da Pedagogia Hospitalar, bem como os diversos olhares que são inevitáveis possuir para conduzir um trabalho humanizador em relação à formação pedagógica dos escolares em tratamento de saúde, impossibilitados de frequentar a escola. Com a mundialização, na sociedade virtualizada, discute-se a necessidade de estarmos interconectados para que, além de concebermos significados as nossas ações e palavras, valorizemos as situações importantes da vida como, por exemplo, o convívio com a família, o contato com a natureza e o encantamento pelo ensinar e pelo aprender. Neste século XXI despertamos para uma educação como possibilidade de mudanças e de superação de grandes desafios, bem como, de apaixonar-se pelo aprender, pelo ensinar, pelo conhecer e compreender para nos libertarmos das amarras e assim, atuarmos na práxis de maneira amorosa e afetiva, resultando em uma aprendizagem prazerosa no processo encantador de aprendizagem de todos os aprendizes que fazem parte do contexto hospitalar. De fato, neste ir e vir, do ato de ensinar e aprender, é imprescindível que todos os profissionais envolvidos com a escolarização hospitalar estejam preparados para recriarem a ideia que se tem acerca dos conceitos sobre espaço e tempo na educação. O paradigma existente da ciência da educação em ambientes hospitalares precisa efetivamente de cocriação e coresponsabilidade para que se tenha, realmente, a aprendizagem significativa, no ato de aprender dos escolares em tratamento de saúde. Finaliza-se com a certeza de que as equipes envolvidas nesses novos cenários de formação pedagógica em ambiente hospitalar necessitam compreender a humanização como transformação social para promover mudanças educacionais expressivas e criar de uma nova cultura nas instituições escolares e de saúde, na busca da superação de grandes desafios.

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Biografia do Autor

Maria do Carmo Silva Wiese, Doutoranda em Educação do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu da PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Doutoranda em Educação do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu da PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Paradigmas Educacionais e Formação de Professores – PEFOP. Mestra em Tecnologia (UTFPR), Especialista em psicopedagogia e Pedagoga. Pesquisadora da área da Pedagogia Hospitalar, Docente de Graduação e Pós-Graduação. E-mail

Elizete L. M. Matos, PUC-PR

Bolsista PQ - CNPq, Pedagoga, Especialização em Recursos Humanos e Psicopedagogia, Mestrado em Educação - PUCPR, Doutorado em Engenharia da Produção – UFSC. Professora Titular na PUCPR atua no mestrado e doutorado em Educação, Coordenadora na Especialização “Formação Pedagógica do Professor Universitário para Atuar em Contexto Presencial e Online", Coordenadora do Núcleo de Educação e Humanidades – PUCPPR. Desenvolve projetos voltados para Formação de Professores em Diferentes Níveis e Contextos, Pedagogia Hospitalar, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Meios Tecnológicos na Ação Pedagógica. Palestrante