Utilização dos Métodos de Análise de Redes Sociais na Avaliação das Interações Sociais em um Ambiente Virtual de Aprendizagem
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo analisa interações sociais ocorridas ao longo de 12 meses em fóruns online de participantes de um curso de pós-graduação lato sensu (especialização) a distância. O diálogo educacional estabelecido por meio das trocas de mensagens nos fóruns contou com a participação de 201 estudantes e 44 tutores. Os estudantes foram divididos em cinco classes distintas (AM, AC, AE, VC e VE), as quais tiveram a mediação de 44 tutores ao longo de 12 disciplinas. As interações foram analisadas com emprego de métodos de Análise de Redes Sociais com o objetivo de entender o posicionamento dos atores (estudantes e tutores) quando da sua distribuição em grafos de relações estabelecidas entre si. A pesquisa, de natureza exploratória, possibilitou observar a formação de redes de aprendizagem colaborativas para a construção do conhecimento, qualificando a importância da atividade de tutoria e qualificando-a como fonte para tomadas de decisões no processo de ensino e aprendizagem. Métodos derivados da Análise de Redes Sociais, especialmente os ligados às medições de centralidade e de grupos coesos, quando aplicados a fóruns online, podem caracterizar a formação de ambientes colaborativos na construção do conhecimento e no atendimento às necessidades dos usuários, em ambientes apoiados pelos meios de tecnologia da informação e comunicação.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.