Economia nas escolas: Relatos de uma experiência

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Finotti Cordeiro Perobelli
Tatiana Ladeira Vidal
Idala Carolina Carvalho Alves
Kamilla Menezes Avelar
Gabriele Ribeiro

Resumo

Objetivo: O cenário econômico de um país é determinante para a tomada de decisão das famílias. Saindo de uma fase de forte estímulo ao consumo e enfrentando a conjuntura restritiva atual, as famílias brasileiras convivem com incertezas relacionadas ao desemprego, queda na renda e elevação da inadimplência. Em momentos assim, a educação econômico-financeira pode auxiliar os indivíduos melhorando sua compreensão sobre orçamento, consumo, poupança, produtos financeiros e seus riscos. Visando prover conteúdo básico à educação econômico-financeira de crianças, jovens e adultos, o “Economia nas Escolas” é um projeto de extensão empreendido por alunos membros da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora. É um projeto inovador pois, de forma presencial, os alunos atendidos têm a oportunidade de tirar dúvidas específicas, discutir interpretações e situações históricas e atuais, construindo o conhecimento de forma ativa. O material expositivo dos encontros é elaborado pelos alunos membros a partir de exemplos relacionados ao momento financeiro do indivíduo e a disciplinas obrigatórias da grade escolar.

Abordagem:. No intuito de verificar a relevância percebida do projeto, um questionário busca captar a satisfação dos alunos atendidos pelo mesmo. Avalia-se também a percepção dos membros do projeto que participaram da troca de conhecimento.

Resultados: A maior parte dos alunos da rede pública, atendidos pelo projeto, demonstraram interesse no conteúdo e nos encontros do projeto, e avaliaram como positivo o ambiente de troca de conhecimentos gerados pelos encontros do “Economia nas Escolas”. Já para os alunos membros, o trabalho em equipe, a preparação feita para o projeto e o momento de trocas de experiências foi considerado “gratificante”.

Limitações: Vale ressaltar que as percepções levantadas referem-se a uma pequena amostra de escolas e alunos. Além disso, há uma rotatividade significativa entre os alunos membros do projeto, não sendo possível mensurar o desenvolvimento individual do participante em cada palestra que apresentou.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fernanda Finotti Cordeiro Perobelli, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995), Mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999), Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2004), com Estágio Doutoral na University of Illinois (EUA) e Pós-doutorado na Columbia University. Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da UFJF e Coordenadora da Conjuntura e Mercados Consultoria Jr. (CMC Jr.). Diretora Executiva da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão da UFJF - Gestões 2009 e 2011. Pesquisadora da área de Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura de capital/financiamento de empresas, valuation e risco corporativo. Diretora da Sociedade Brasileira de Finanças - Biênios 2011-2012 e 2013-2014. Membro do Comitê Científico da Divisão de Finanças do ENANPAD - Biênios 2009-2010 e 2011-2012. Coordenadora da Área de Finanças Corporativas do ENANPAD - Biênios 2005-2006 e 2007-2008. Editora Associada da Revista de Contabilidade e Finanças. Membro do Comitê Científico da Revista Brasileira de Finanças.

Tatiana Ladeira Vidal, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008) e mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor efetivo do curso de Administração da UFFRJ-Campus Três Rios. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente na área de Finanças Corporativas.

Idala Carolina Carvalho Alves, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui ensino médio, segundo grau pelo Colégio Objetivo Júnior - Taubaté(2011). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Juiz de Fora (2016).

Kamilla Menezes Avelar, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Colégio Queluz de Minas (2012) . Tem experiência na área de Administração.