Um modelo conceitual para uso de Big Data e Open Data para Smart Cities

Conteúdo do artigo principal

Vinicius Barreto Klein
Jose Leomar Todesco

Resumo

Objetivo: Vivemos um contexto onde a sociedade produz constantemente um alto volume de dados, em distintas fontes, formatos e esquemas. Este fato corresponde ao fenômeno big data. Contribuindo com este fenômeno, o movimento Dados Abertos também adiciona seus dados a este volume. Os dados big data e os dados abertos podem servir de insumo para a geração de conhecimento e as smart cities (cidades inteligentes) podem se beneficiar deste processo. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é propor um Modelo Conceitual para identificar e classificar as principais fontes, mecanismos e atores das smart cities, visando apoiar pesquisas e a produção de conhecimento para estas cidades.

Design/Metodologia/Abordagem: O artigo apresenta uma pesquisa tecnológica, que produz como resultado final um artefato funcional. Também foi realizada como procedimento uma pesquisa exploratória e aplicado os métodos CESM e OntoKEM.

Resultados: Como resultado o modelo conceitual identificou os principais atores, fontes de dados e necessidades de informação das smart cities. As principais fontes de dados foram ainda classificadas e suas características apontadas. Foi também construído um conjunto de artefatos que auxiliam o uso do modelo proposto.

Originalidade/valor: Sua originalidade é identificada no fato de auxiliar a tarefa de identificação de fontes de dados para smart cities, passo inicial para a geração de conhecimento para estas cidades. Também se destacam os métodos utilizados para construção do modelo conceitual: Ontokem e CESM. Seu principal valor está em apoiar pesquisadores e projetos que visem utilizar estas fontes de dados para gerar conhecimento para eventuais cidades.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vinicius Barreto Klein, IFC Brusque

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC)

Professor no IFC Brusque

Bacharel em Sistemas de Informação (UFSC)

 

Jose Leomar Todesco, UFSC

Doutor em Engenharia e Produção pela do EGC (UFSC).Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1985), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção também pela UFSC (1991 e 1995, respectivamente). Atualmente é professor associado III do departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no curso de Sistemas de Informação na graduação, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e como pesquisador do Instituto Stela. Tem experiência na construção de Sistemas de Informação, com ênfase em Data Warehouse, Inteligência Artificial e Engenharia do Conhecimento, com interesse principalmente nos seguintes temas: business intelligence, engenharia de ontologias, sistemas de informação, representação de conhecimento, web semântica, processo de publicação de dados abertos no formato linked data.