Modelo Bayesiano para o Reconhecimento da Motivação no Ensino e Aprendizagem de Programação

Conteúdo do artigo principal

Evandro Franzen
http://orcid.org/0000-0001-7714-078X
Magda Bercht

Resumo

Objetivo: Este artigo apresenta um modelo para o reconhecimento da motivação de estudantes na realização de atividades de programação em disciplinas introdutórias. Ele foi desenvolvido baseado nos fatores de esforço e confiança, que podem caracterizar a motivação. O principal objetivo da pesquisa foi contribuir para as ações pedagógicas do professor a partir do reconhecimento do esforço e confiança demonstrados pelos estudantes.

Design/Metodologia/Abordagem: A pesquisa se caracteriza como experimental e aplicada, na qual foram coletados dados usados na construção de duas Redes Bayesianas que permitem identificar o esforço e a confiança demonstrados em cada atividade. Experimentos foram aplicados em estudantes universitários de uma Instituição de Ensino Superior, em cursos da área de computação.

Resultados: Os testes realizados demonstram que é possível reconhecer o nível de esforço e confiança  e as probabilidades associadas as estes níveis. Os resultados permitiram concluir que as Redes Bayesianas se constituíram em uma boa alternativa para o reconhecimento automático da motivação.

Originalidade/valor: Este modelo está sendo incorporado em software de apoio ao desenvolvimento de atividades em disciplinas de programação, que utiliza metodologia ativa como base da ação pedagógica. A utilização de um método baseado na problematização combinado com técnicas probabilísticas para determinar a motivação caracteriza a originalidade do presente trabalho.

Detalhes do artigo

Seção
Especial SITED
Biografia do Autor

Evandro Franzen, Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES

Doutor em Informática na Educação – PPGIE – UFRGS 

Magda Bercht, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Doutora em Ciência da Computação – PPGC -  UFRGS