Modelo Bayesiano para o Reconhecimento da Motivação no Ensino e Aprendizagem de Programação
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: Este artigo apresenta um modelo para o reconhecimento da motivação de estudantes na realização de atividades de programação em disciplinas introdutórias. Ele foi desenvolvido baseado nos fatores de esforço e confiança, que podem caracterizar a motivação. O principal objetivo da pesquisa foi contribuir para as ações pedagógicas do professor a partir do reconhecimento do esforço e confiança demonstrados pelos estudantes.
Design/Metodologia/Abordagem: A pesquisa se caracteriza como experimental e aplicada, na qual foram coletados dados usados na construção de duas Redes Bayesianas que permitem identificar o esforço e a confiança demonstrados em cada atividade. Experimentos foram aplicados em estudantes universitários de uma Instituição de Ensino Superior, em cursos da área de computação.
Resultados: Os testes realizados demonstram que é possível reconhecer o nível de esforço e confiança e as probabilidades associadas as estes níveis. Os resultados permitiram concluir que as Redes Bayesianas se constituíram em uma boa alternativa para o reconhecimento automático da motivação.
Originalidade/valor: Este modelo está sendo incorporado em software de apoio ao desenvolvimento de atividades em disciplinas de programação, que utiliza metodologia ativa como base da ação pedagógica. A utilização de um método baseado na problematização combinado com técnicas probabilísticas para determinar a motivação caracteriza a originalidade do presente trabalho.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.