Análise Bibliométrica e Principais Dimensões da Literatura sobre Open Innovation
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: O objetivo do artigo é fazer uma análise bibliométrica da produção científica da área da Open Innovation (OI) até 2014, e também apresentar uma contribuição teórica enfatizando as dimensões mais proeminentes nesse campo de pesquisa.
Design/Metodologia/Abordagem: A pesquisa classifica-se como exploratória, descritiva e bibliográfica. Para o desenvolvimento adotou-se o método ProKnow-C (Knowledge Development Process – Constructivist), proposto por Ensslin et al. (2010). O portfólio bibliográfico foi construído a partir das fontes de dados Science Direct, Scopus e ISI Web of Science, e para a análise das publicações utilizaram-se as ferramentas EndNoteWeb e o software Sci2 Tool®.
Resultados: A composição final do portfólio bibliográfico apresentou 51 artigos, que foram selecionados a partir de critérios específicos dos pesquisadores e do alinhamento com os termos chave de pesquisa. Como resultados mais significativos da pesquisa destacam-se as publicações mais relevantes, autores, periódicos de maior influência na área, e também as dimensões conceituais mais importantes no campo da OI.
Limitações da pesquisa: A principal limitação é que os artigos foram selecionados somente a partir de 2003, desconsiderando-se aqueles que fossem anteriores a esse limite de tempo. Logo, admite-se que outras abordagens e concepções preliminares tenham introduzido o assunto e ofereçam maior suporte à origem conceitual da OI.
Originalidade/valor: O artigo contribuiu por apresentar uma seleção estruturada de artigos, autores e periódicos mais proeminentes nessa área, que poderão servir de subsídio referencial para futuros trabalhos acadêmicos.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.