REDES SOCIAIS: UMA ANÁLISE ACADÊMICA CONTEMPORÂNEA

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Luís Felipe Pissaia
https://orcid.org/0000-0002-4903-0775
Arlete Eli Kunz da Costa

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo é analisar o contexto das redes sociais no ambiente acadêmico.


Design/Metodologia/Abordagem: Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram 13 (treze) estudantes regularmente matriculados na disciplina de Exercício Profissional do curso de graduação em enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de questionário e a análise dos resultados foi realizada com a Análise de Conteúdo.


Resultados: O estudo identificou que os participantes se encontram em sua maioria na faixa etária dos 18 a 25 anos e entre o 1º e 2º semestres do curso de graduação. Identificou-se que todos os participantes possuem wifi no domicílio e a maioria possui acesso a rede móvel no telefone celular. Quanto ao uso de redes sociais, o WhatsApp foi a mais citadas pelos participantes, os quais utilizam de 3 a 4 horas diariamente nessas mídias. Conforme os achados, os participantes utilizam as redes sociais com o propósito de aproximar as pessoas por meio da comunicação e no que tange o meio acadêmico, a busca por conteúdos e materiais de apoio para a sala de aula foram as mais lembradas.


Originalidade/valor: Os resultados aqui descritos e discutidos compõem um importante fragmento científico da contemporaneidade. Este estudo lança a luz sobre vários questionamentos que tangem o uso de redes sociais e o meio acadêmico, direcionando estudos futuros que aprofundem a aplicabilidade do tema.


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