METODOLOGIA PARA A AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO: UMA APLICAÇÃO EM UMA AGÊNCIA DO INSS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma metodologia simplificada para a avaliação qualidade do serviço público através do caso de uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social situado em Belém do Pará.
Design½Metodologia½Abordagem: O método apresentado é norteado pelos critérios de qualidade: velocidade no atendimento, aspectos perceptíveis, comunicação, acesso, atendimento e flexibilidade; aferidos em escala Likert, valorados de 1 a 5, apresentados em duas faixas para cada critério, correspondendo a primeira faixa à importância e a segunda faixa à satisfação. Compreende também questões abertas de apoio.
Resultados: Os resultados demonstraram que o método é útil para clarificar a importância atribuída a cada critério de qualidade pelos usuários, bem como a sua satisfação com a prestação de serviço. Do ponto de vista prático, verificou-se que a satisfação dos atendentes com o serviço é menor do que a dos usuários com o mesmo serviço. Resultados particulares ao caso estudado são apresentados. Originalidade½Valor: A ausência de uma ferramenta acessível para verificar a percepção da qualidade do serviço público aos usuários motiva essa pesquisa. O método está pronto para ser utilizado e testado, bem como customizado para cada tipo de serviço de atendimento em organizações públicas.
Beal, A. (2008). Gestão estratégica da informação: como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. São Paulo: Atlas.
Corrêa, H. L., & Caon, M. (2012). Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas.
Gianesi, I. G., & Corrêa, H. L. (1996). Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente. São Paulo: Atlas.
Harazneh, I., Adaileh, M. J., Thbeitat, A., Afaneh, S., Khanfar, S., Harasis, A. A., & Elrehail, H. (2020). The impact of quality of services and satisfaction on customer loyalty: The moderate role of switching costs. Management Science Letters, 10, p. 1843–1856.
Johnston, R., & Clark, G. (2010). Administração de operações de serviço. São Paulo: Atlas.
Kaplan, D. I., & Rieser, C. (1996). Qualidade total na prestação de serviços: como aprimorar as práticas gerenciais adotando a melhoria contínua. são Paulo: Nobel.
Krajewski, L., Ritzman, L., & Malhotra, M. (2009). Administração de produção e operações. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Martins, P. G., & Laugeni, F. P. (2005). Administração da produção. São Paulo: Saraiva.
Matias-Pereira, J. (2016). Manual da gestão pública contemporânea. São Paulo: Atlas.
Miguel, P. A. (2001). Qualidade: enfoques e ferramentas. São Paulo: Artiliber Editora.
Montgomery, D. C. (2004). Introdução ao controle estatístico da qualidade. Rio de Janeiro: LTC.
Moore, M. H. (2002). Criando valor público: Gestão Estratégica no Governo. Rio de Janeiro: Uniletras.
Olivares, I. R. (2015). Gestão de qualidade em laboratórios. Campinas, São Paulo: Átomo.
Oliveira, D. d. (2013). Administração de processos: conceitos, metodologia, práticas. São Paulo: Atlas.
Peters, B. G., & Pierre, J. (2010). O Papel da Gestão Pública no Governo. Em B. G. Peters, & J. Pierre, Administração Pública: Coletânea. São Paulo: UNESP.
Vergara, S. C. (2014). Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.