METODOLOGIA PARA A AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO: UMA APLICAÇÃO EM UMA AGÊNCIA DO INSS

Conteúdo do artigo principal

Yurana Xavier
https://orcid.org/0000-0002-2186-6378
Jéssica Silva
Bruno Rafael Dias Lucena
https://orcid.org/0000-0002-9300-4005
Fibia Guimarães

Resumo

Objetivo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma metodologia simplificada para a avaliação qualidade do serviço público através do caso de uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social situado em Belém do Pará.  


Design½Metodologia½Abordagem: O método apresentado é norteado pelos critérios de qualidade: velocidade no atendimento, aspectos perceptíveis, comunicação, acesso, atendimento e flexibilidade; aferidos em escala Likert, valorados de 1 a 5, apresentados em duas faixas para cada critério, correspondendo a primeira faixa à importância e a segunda faixa à satisfação. Compreende também questões abertas de apoio.


Resultados: Os resultados demonstraram que o método é útil para clarificar a importância atribuída a cada critério de qualidade pelos usuários, bem como a sua satisfação com a prestação de serviço.  Do ponto de vista prático, verificou-se que a satisfação dos atendentes com o serviço é menor do que a dos usuários com o mesmo serviço. Resultados particulares ao caso estudado são apresentados. Originalidade½Valor: A ausência de uma ferramenta acessível para verificar a percepção da qualidade do serviço público aos usuários motiva essa pesquisa. O método está pronto para ser utilizado e testado, bem como customizado para cada tipo de serviço de atendimento em organizações públicas.


Beal, A. (2008). Gestão estratégica da informação: como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. São Paulo: Atlas.


Corrêa, H. L., & Caon, M. (2012). Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas.


Gianesi, I. G., & Corrêa, H. L. (1996). Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente. São Paulo: Atlas.


Harazneh, I., Adaileh, M. J., Thbeitat, A., Afaneh, S., Khanfar, S., Harasis, A. A., & Elrehail, H. (2020). The impact of quality of services and satisfaction on customer loyalty: The moderate role of switching costs. Management Science Letters, 10, p. 1843–1856.


Johnston, R., & Clark, G. (2010). Administração de operações de serviço. São Paulo: Atlas.


Kaplan, D. I., & Rieser, C. (1996). Qualidade total na prestação de serviços: como aprimorar as práticas gerenciais adotando a melhoria contínua. são Paulo: Nobel.


Krajewski, L., Ritzman, L., & Malhotra, M. (2009). Administração de produção e operações. São Paulo: Pearson Prentice Hall.


Martins, P. G., & Laugeni, F. P. (2005). Administração da produção. São Paulo: Saraiva.


Matias-Pereira, J. (2016). Manual da gestão pública contemporânea. São Paulo: Atlas.


Miguel, P. A. (2001). Qualidade: enfoques e ferramentas. São Paulo: Artiliber Editora.


Montgomery, D. C. (2004). Introdução ao controle estatístico da qualidade. Rio de Janeiro: LTC.


Moore, M. H. (2002). Criando valor público: Gestão Estratégica no Governo. Rio de Janeiro: Uniletras.


Olivares, I. R. (2015). Gestão de qualidade em laboratórios. Campinas, São Paulo: Átomo.


Oliveira, D. d. (2013). Administração de processos: conceitos, metodologia, práticas. São Paulo: Atlas.


Peters, B. G., & Pierre, J. (2010). O Papel da Gestão Pública no Governo. Em B. G. Peters, & J. Pierre, Administração Pública: Coletânea. São Paulo: UNESP.


Vergara, S. C. (2014). Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Yurana Xavier, Universidade Federal do Pará

Administradora

Jéssica Silva, Universidade Federal do Pará

Administradora

Fibia Guimarães, Universidade Federal do Pará

Professora da Faculdade de Administração - UFPA

Mestra em Administração - UFRN