Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Ilha Revista de Antropologia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

­­­Diretrizes para autores

 

 

É uma condição para publicação do manuscrito submetido a este periódico que o mesmo não tenha sido publicado e não seja simultaneamente submetido ou publicado em outro lugar. O processo editorial só terá início se o encaminhamento obedecer às condições abaixo. Caso contrário será devolvido para adequação às normas. A Ilha aceita originais que estejam de acordo com sua linha editorial. A submissão dos trabalhos será feita online, mediante cadastro do autor, diretamente no site da revista (www.periodicos.ufsc.br/ilha).

 

Diretrizes Gerais do Manuscrito:

 

-Artigos (incluindo os artigos para dossiês e seções temáticas): Serão primeiramente avaliados pela comissão editorial da revista e caso aprovados nessa primeira análise serão submetidos à avaliação de pareceristas ad hoc. São solicitadas aproximadamente 10 mil palavras, incluindo notas e referências. Eles deverão ser precedidos de título em português e em inglês, resumo (entre 100 e 150 palavras) em português e em inglês, palavras-chave (de três a cinco) em português e em inglês. Os nomes dos(as) autores(as) não devem estar indicados nos textos e eventuais menções aos(às) autores(as) no corpo do texto devem aparecer de forma anônima (ex. AUTOR, 2016, p.23).

 

-Ensaios: São solicitadas aproximadamente 10 mil palavras, incluindo notas e referências. Eles deverão ser precedidos de título em português e em inglês, resumo (entre 100 e 150 palavras) em português e em inglês, palavras-chave (de três a cinco) em português e em inglês.

 

-Debates: artigos com especial interesse teórico-metodológico, acompanhados de comentários críticos assinados por outros autores. São solicitadas aproximadamente 10 mil palavras, incluindo notas e referências. Eles deverão ser acompanhados de resumo (em português e em inglês, entre 100 e 150 palavras), palavras-chave (em português e em inglês, de três a cinco) e título (em português e em inglês).

 

-Ensaio bibliográfico: resenha crítica e interpretativa de vários livros que abordem a mesma temática. São solicitadas até 8 mil palavras, incluindo as referências bibliográficas e notas, título, palavras-chave e resumo em português e inglês.

 

-Resenhas biblio/disco/cine/videográficas: pequenas resenhas de livros, discos, filmes ou vídeos recentes (até dois anos). São solicitadas até 2.500 palavras, incluindo as referências bibliográficas e notas.

 

-Entrevistas: São solicitadas até 8 mil palavras, acompanhados de introdução situando a obra e o autor entrevistado, resumo (em português e em inglês, entre 100 e 150 palavras), palavras-chave (em português e em inglês, de três a cinco) e título (em português e em inglês).

 

-Notas de pesquisa: relato de resultados preliminares ou parciais de pesquisa. São solicitadas até 3.500 palavras, incluindo as referências bibliográficas e notas.

 

-Cartas: manifestações sobre textos publicados em números anteriores (o editor se reserva o direito de publicar apenas trechos).

 

-Tradução: Serão aceitas traduções de trabalhos relevantes e indisponíveis em língua portuguesa. As propostas devem apresentar título e nome(s) d(os/as) autor(es/as), referências sobre a publicação original, texto original utilizado na tradução, autorização do(a) detentor(a) dos direitos autorais permitindo sua publicação em português. Os nomes dos/as tradutores/as não deverão estar indicados na tradução, como garantia do anonimato da avaliação, mas serão publicados na revista. As traduções devem ter em torno de 10.000 palavras (casos excepcionais serão avaliados pela comissão editorial).

 

 

Diretrizes de Formatação:

 

a) página tamanho A4 (21 x 29,7cm).

b) editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior.

c) Fonte: Times New Roman, tamanho 12, ao longo de todo o texto, incluindo
referências, notas de rodapé, tabelas, etc.

d) margens: superior e esquerda de 3 cm, direita e inferior de 2,5 cm.

e) Espaçamento: espaço 1,5 ao longo de todo o manuscrito, incluindo Folhade Rosto, Resumo, Corpo do Texto, Notas e Referências etc.

f) Alinhamento: justificado

g) Numeração das páginas: no canto direito na altura da primeira linha de
cada página.

h) Endereços da Internet: Todos os endereços "URL" (links para a internet)
no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) deverão estar ativos.

i) Ordem dos elementos do manuscrito: Resumo/Abstract e palavras-chave,
Corpo do Texto e Notas, Referências, Tabelas e Imagens. Inicie cada um
deles em uma nova página.

 

 

Elementos do manuscrito:

 

a) Folha de rosto sem identificação de autoria: Título original (máximo 10 palavras) e título compatível em inglês.

 

b) O(s) nome(s) do(s) autor(es) devem estar por extenso, com a respectiva filiação institucional completa (pelo menos duas informações, como Departamento, Faculdade, Instituto ou Universidade, sem usar siglas ou acrônimos).


c) Resumos em português e inglês: deverá ser redigido de acordo com a NBR 6028:2033, com no máximo 100-150 palavras cada. Ao fim do resumo, listar pelo menos três e no máximo cinco palavras-chave em português (em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula). O resumo em inglês (Abstract), também com o máximo de 150 palavras, deve ser fiel ao resumo em português, porém, não uma tradução "literal" do mesmo. A tradução deve preservar o conteúdo do resumo, usando ostermos técnicos correspondentes atualmente em uso no inglês, mas também, adaptar-se ao estilo gramatical inglês. A ILHA tem, como procedimento padrão, fazer a revisão da versão final do abstract, reservando-se o direito de corrigi-lo, se necessário. Este é um item muito importante de seu trabalho, pois em caso de publicação estará disponível em todos os indexadores da revista. O Abstract deve ser seguido das keywords (versão em inglês das palavras-chave).


d) Entrada numérica nos títulos e subtítulos. Exemplo: 1 Introdução; 2
Desenvolvimento; 2.1 Subtítulos do Desenvolvimento; e 3
Conclusões/Considerações Finais.

 

 

C. Corpo do Texto:

 

a) Não é necessário colocar título do manuscrito nesta página.

 

b) As subseções do corpo do texto não começam cada uma em uma nova página e devem estar numeradas e ter a primeira letra de cada palavra em letra maiúscula (por exemplo, Resultados, Método e Discussão, etc).

 

c) As palavras Figura, Tabela, Foto que aparecerem no texto devem ser escritas com a primeira letra em maiúscula e acompanhadas do número (Figuras e Tabelas) ou letra (Anexos) ao qual se referem. Os locais sugeridos para inserção de figuras e tabelas deverão ser indicados no texto.

 

d) Sublinhados, Itálicos e Negritos: Sublinhe palavras ou expressões que devam ser enfatizadas no texto, por exemplo, "estrangeirismos", como self, locus, etc e palavras que deseje grifar. Não utilize itálico (a não ser onde é requerido pelas normas de publicação), negrito, marcas d'água ou outros recursos que podem tornar o texto visualmente atrativo, pois trazem problemas sérios para os editores de texto e leitura de provas.

 

e) Dê sempre crédito aos autores, incluindo as datas de publicação de todos os estudos referidos. Todos os nomes de autores cujos trabalhos forem citados devem ser seguidos da data de publicação. Todos os estudos citados no texto devem ser listados na seção de Referências.

f) As chamadas autor/data deverão ser incluídas no texto e não em nota de rodapé. Exemplo: (Castells, 1999) ou Segundo Castells (1999). Obs.: o uso do nome do autor em minúsculas é uma adaptação das normas da ABNT.  

 

D. Referências:

 

a) Inicie uma nova página para a seção de Referências, com este título centralizado na primeira linha abaixo do cabeçalho. Apenas as obras consultadas e mencionadas no texto devem aparecer nesta seção.

 

b) As referências devem ser citadas em ordem alfabética pelo sobrenome dos autores. Em casos de referência a múltiplos estudos do mesmo autor, utilize ordem cronológica, ou seja, do estudo mais antigo ao mais recente desse autor. Nomes de autores não devem ser substituídos por travessões ou traços. Todas as referências devem conter o prenome do/a autor/a.

 

c) As normas de redação e citação bibliográfica seguem o padrão da ABNT, com pequenas adaptações, conforme indicação abaixo. Situações não previstas seguirão o padrão da ABNT.

 

d) As referências bibliográficas devem seguir o seguinte formato:

 

-Livros ou coletâneas:

MENEZES BASTOS, Rafael José. de. A musicológica kamaiurá. Florianópolis: Ed. UFSC, 1993. Ou: LANGDON, Esther-Jean (Org.). Xamanismo no Brasil: novas perspectivas. Florianópolis: Ed. UFSC, 1996.

 

-Capítulos de livros:

SANTOS, Silvio Coelho dos. A Antropologia em Santa Catarina. In: SANTOS, Silvio Coelho dos (Org.). Memórias da Antropologia no sul do Brasil. Florianópolis: Ed. UFSC/ABA, 2006. p. 17-77.

 

-Artigos em periódico:

SÁEZ, Oscar Calávia. Nawa, Inawa. Ilha - Revista de Antropologia, Florianópolis: UFSC, v.4, n.1, p. 17-33, 2002.

 

-Teses e monografias acadêmicas:

GROISMAN, Alberto. Eu Venho da Floresta: Ecletismo e Práxis Xamânica Daimista no Céu do Mapiá. 1991. – Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1991.

 

-Artigos e trabalhos na internet:

LEITE, Ilka Boaventura. As classificações étnicas e as terras de negros no sul do Brasil. s/d. Disponível em: http://www.nuer.ufsc.br/artigos/classificacoes.html>. Acesso em: 03 nov. 2008.

 

E. Notas: Devem ser evitadas sempre que possível. No entanto, quando indispensável, devem ser numeradas em algarismos arábicos e constar no final do texto. Recue a primeira linha de cada nota de rodapé em 1,25cm e numere-as conforme as respectivas indicações no texto. Referências a autores deverão ser incluídas no texto e não em notas. Ex. (Castells, 1999) ou (Castells, 1999, p. 12). (O uso do nome do autor em minúsculas é uma adaptação das normas da ABNT). 

 

F. Tabelas e imagens:

 

a) Serão aceitas no máximo de cinco por artigo.

 

b) As tabelas devem vir no mesmo programa do texto e as imagens em formato jpeg ou tiff, resolução de 300 dpi.

 

c) Fotos não devem exceder 13,5 cm de largura por 17,5 cm de comprimento.

 

d) A responsabilidade pelos direitos autorais de imagens inseridas no artigo é do/a autor/a, sendo que a publicação dependerá disso.

 

e) No caso de apresentações gráficas de tabelas, use preferencialmente colunas, evitando outras formas de apresentação como pizza, etc. Nestas apresentações evite usar cores.

 

f) As palavras Tabela, Foto, Figura, que aparecerem no texto devem, sempre, ser escritas com a primeira letra em maiúscula e devem vir acompanhadas do número correspondente.

 

g) A utilização de expressões como "a Tabela acima" ou "a Figura abaixo" não devem ser utilizadas porque no processo de editoração a localização das mesmas pode ser alterada.

 

h) As normas não incluem a denominação de Quadros ou Gráficos, apenas Tabelas, Fotos e Figuras.

 

i) Dê um espaço duplo e digite o título à esquerda, sem ponto final. Apenas a primeira letra da primeira palavra e de nomes próprios deve estar em maiúsculo.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está em espaço simples; usa fonte Times new roman 12-pontos; emprega o recurso sublinhar para destaques. Notas, Referências, Figuras e Tabelas estão inseridas ao final.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida da opção Propriedades no arquivo Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
 

Declaração de Direito Autoral

A Ilha- Revista de Antropologia tem o copyright dos trabalhos publicados em suas páginas, sendo que qualquer reprodução em outros veículos, desde que autorizados pelos/as autores/as, deverá dar os créditos correspondentes à Ilha. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. As opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores.

 

Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada com uma Licença  Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.