A aura aponta para o olho de quem vê – Conversando com a aura de Walter Benjamin em um mundo artístico digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8034.2025.e103747

Palavras-chave:

Walter Benjamin, Aura, Fonograma, Antropologia Digital, Reprodutibilidade técnica

Resumo

Este ensaio propõe uma leitura expandida do conceito de aura desenvolvido por Walter Benjamin, explorando sua pertinência em contextos artísticos digitais, com foco na música digitalizada. A partir de excertos centrais das obras de Benjamin sobretudo “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” e “Pequena história da fotografia”, o texto argumenta que a aura não se dissolve necessariamente na reprodução técnica, mas se transforma e se desloca. Dialogando com autores contemporâneos, como Mazzarella, Pinney e John Berger, o ensaio analisa como a aura pode ser reativada em fonogramas digitais e objetos culturais circulantes nas plataformas de streaming. Exemplos emblemáticos como o filme “The Deer Hunter” e a obra de Bob Dylan são mobilizados como indícios das múltiplas formas de presença aurática na cultura de massa.

Biografia do Autor

Ollivia Maria Gonçalves, PPGAS UFSC

Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Antropologia Social pela UFSC e em História e Bens Culturais pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Graduada em Antropologia Social pela UFSC. Musicista com trajetória de mais de três décadas na indústria fonográfica e em práticas musicais experimentais. Atua nas áreas de Antropologia Digital, Antropologia do Afeto, Antropologia Sensorial e Antropologia das Artes. Desenvolve pesquisas sobre etnomusicologia, música, paisagens sonoras, fonogramas digitais, digitalização das artes, linguagem multimodal, afetos digitais, cibercultura, etnografia digital, patrimônio digital, memória digitalizada, algoritmos e plataformas de entretenimento e streaming.

Referências

ADORNO, Theodore. Teoria Estética. Lisboa: Edições 70, 1979.

BEARD, Mary. Souvenirs of culture: Deciphering (in) the museum. Art History, [s.l.], v. 15, n. 4, p. 505-532, 1992.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: L&PM Editora, 2018.

BENJAMIN, Walter. On Some Motifs in Baudelaire. 1939. Disponível em: https:// warwick.ac.uk/fac/arts/english/currentstudents/undergraduate/modules/fulllist/first/en122/ lecturelist2019-20/benjamin_motifs_in_baudelaire.pdf. Acesso em: 12 jun. 2020.

BENJAMIN, Walter. Little History of Photography. 1931. Disponível em: https://monoskop.org/ images/0/0e/Benjamin_Walter_1931_1999_Little_History_of_Photography.pdf. Acesso em: 12 jun. 2020.

BERGER, John. Ways of seeing. Nova Iorque: Penguin Books, 1972.

COOK, Nicholas. Music: A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press, 2001.

DWDS – DIGITALES WÖRTERBUCH DER DEUTSCHEN SPRACHE. Aura. BerlinBrandenburgische Akademie der Wissenschaften. Disponível em: https://www.dwds. de/wb/Aura. Acesso em: 10 jun. 2025.

HANSEN, Miriam Bratu. Benjamin's Aura. Inquérito Crítico, Chicago, v. 34, n. 2, p. 336-375, 2008. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/10.1086/529060. Acesso em: 12 jun. 2020.

MAZZARELLA, William. O mana da publicidade de massa: prelúdio para uma antropologia perdida e encontrada. Tradução de The mana of mass publicity: prelude to an anthropology lost and found. [S.l.: s.n.], 2015.

MERRIAM-WEBSTER. Aura. MerriamWebster Dictionary, 2025. Disponível em: https://www.merriamwebster.com/dictionary/aura. Acesso em: 10 jun. 2025.

PINNEY, Christopher. The Indian Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction: Or,

What Happens When Peasants “Get Hold” of Images. In: VANDEKERCKHOVE, Liesbeth; VAN ALPHEN, Ernst; BAL, Mieke (org.). What Images Do: How They Create, Destroy, and Transform. Leuven: Leuven University Press, 1997. p. 351

SEAVER, Nick. Captivating algorithms: Recommender systems as traps. In: BEER, David (ed.). The Social Power of Algorithms. London: Routledge, 2019. p. 19-34.

STRATHERN, Marilyn. Fora de contexto: as ficções persuasivas da antropologia. São Paulo: Terceiro Nome, 2013.

Downloads

Publicado

2025-07-31

Como Citar

GONÇALVES, Ollivia Maria. A aura aponta para o olho de quem vê – Conversando com a aura de Walter Benjamin em um mundo artístico digital. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 27, n. 2, p. 47–63, 2025. DOI: 10.5007/2175-8034.2025.e103747. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/103747. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos