Movimentos milenaristas japoneses e o papel do Brasil na construção do paraíso na Terra: a Igreja Messiânica Mundial (Sekai Kyusei Kyo)

Autores

  • Peter Clarke Centre for New Religions

Resumo

Este artigo focaliza um tipo particular de milenarismo, o da nova religião japonesa Sekai Kyusei Kyo ( Igreja Messiânica Mundial), no Brasil, onde é conhecida como Igeja Messiânica. A expressão simbólica de seu milenarismo é a construção de um modelo de paraíso em Guarapiranga, São Paulo. Este é o solo sagrado da Igreja para a América Latina. Ela tem planos de também construir uma cidade milenar no sul do Brasil, de acordo com as Leis da Natureza, que, acredita, atuará como um catalizador para a construção de cidades similares no Brasil e em outros lugares do mundo. A Igreja Messiânica está convencida de que, através de suas atividades no Brasil, a principal delas sendo o johrei ou cura espiritual, este país fornecerá um modelo da sociedade perfeita que vive em harmonia com a Natureza, para o resto do mundo. Desta forma, tornar-se-á o instrumento da “salvação” global, o que contempla a construção de um Mundo-Sem-Doença. Este artigo faz um relato da filosofia e do conteúdo espiritual desta visão utópica, procurando entender a mente de seus criadores e agentes, e de como eles pretendem traduzir ideais em práticas, num contexto social que parece, para muitos, estar além da redenção.

Biografia do Autor

Peter Clarke, Centre for New Religions

Peter B. Clarke é professor emérito de história e sociologia da religião no King's College, University of London, e atualmente membro de professor da Faculdade de Teologia da Universidade de Oxford, onde leciona na antropologia da religião. He is also a member of Common Room at Wolfson College (University of Oxford), and an Honorary Professor at the University of Birmingham. Ele também é membro da Sala Comum em Wolfson College (University of Oxford), e um professor honorário da Universidade de Birmingham.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Como Citar

CLARKE, Peter. Movimentos milenaristas japoneses e o papel do Brasil na construção do paraíso na Terra: a Igreja Messiânica Mundial (Sekai Kyusei Kyo). Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 105–122, 2000. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/14648. Acesso em: 12 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos