Etnogénesis y etnicidad en España: Una aproximación histórico-antropológica al casticismo

Autores

  • Miguel Alfredo Carid Naveira UFPR

Resumo

O livro, cujo assunto central é bem resumido em seu título, aborda problemáticas que, se nos parecem gozar na atualidade de uma relevância e significação social especiais, já a tinham provavelmente de tempos imemoriais, como a antropóloga belga demonstra em sua obra, ainda que as causas, conseqüências e a envergadura das questões variem notavelmente tanto espacialmente — diferentes áreas geográficas — quanto temporalmente — uma mesma sociedade em seu desenvolvimento cronológico.

Biografia do Autor

Miguel Alfredo Carid Naveira, UFPR

Possui graduação em Geografia e Historia - Esp. Antropologia Americana - Universidade Complutense de Madri (1996), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Realizou trabalho de campo em regiões amazônicas do Acre e da Amazônia peruana, junto a povos do tronco lingüístico Pano. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Paraná e Coordenador da Unidade de Etnologia do Museu de Arqueologia e Etnologia dessa mesma universidade. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena e Teoria antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Pano, parentesco, ritual e arte.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Como Citar

NAVEIRA, Miguel Alfredo Carid. Etnogénesis y etnicidad en España: Una aproximación histórico-antropológica al casticismo. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 155–157, 2001. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/15018. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Resenhas