The textual life of savants: ethnography, Iceland and the linguistic turn

Autores

  • Eugênio Pascele Lacerda Fundação Catarinense de Cultura

Resumo

A idéia de que na história da antropologia há uma permanente busca por metáforas que sintetizem seu fazer e objeto (Trajano Filho 1988); que um exercício comum na disciplina são as constantes releituras dos clássicos, muitas vezes para A idéia de que na história da antropologia há uma permanente busca por metáforas que sintetizem seu fazer e objeto (Trajano Filho 1988); que um exercício comum na disciplina são as constantes releituras dos clássicos, muitas vezes para recuperá-los, outras para descartá-los (Peirano 1995). E finalmente, que vivemos um momento "experimental" do fazer etnográfico, decorrência metodológica da chamada "crise de representação" na antropologia (Clifford e Marcus 1986). Estas e outras questões parecem indicar o movimento intelectual de onde emerge o livro de Gísli Pálsson: sua tentativa de buscar uma metáfora pós-textualista para o empreendimento antropológico (p. 8-11); a recuperação da proposta pragmática de Malinowski para interpretar o outro (p.28) e a idéia de uma antropologia encarnada no "discurso vivo" da vida social (p. 70).recuperá-los, outras para descartá-los (Peirano 1995). E finalmente, que vivemos um momento "experimental" do fazer etnográfico, decorrência metodológica da chamada "crise de representação" na antropologia (Clifford e Marcus 1986). Estas e outras questões parecem indicar o movimento intelectual de onde emerge o livro de Gísli Pálsson: sua tentativa de buscar uma metáfora pós-textualista para o empreendimento  antropológico (p. 8-11); a recuperação da proposta pragmática de Malinowski para interpretar o outro (p.28) e a idéia de uma antropologia encarnada no "discurso vivo" da vida social (p. 170).

Biografia do Autor

Eugênio Pascele Lacerda, Fundação Catarinense de Cultura

Eugênio Pascele Lacerda concluiu o Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2003. Atualmente é Analista Técnico em Gestão Cultural da Fundação Catarinense de Cultura e Professor de Graduação e Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Barriga Verde. Publicou 2 artigos em periódicos especializados e 2 trabalhos em anais de eventos. Possui 5 capítulos de livros e 3 livros publicados. Possui 9 itens de produção técnica. Participou de 4 eventos no exterior e 12 no Brasil. Recebeu 2 Prêmios e/ou homenagens. Atua na àrea de Antropologia, com ênfase em pesquisa e ensino e na gestão de projetos culturais. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: cultura, antropologia, patrimônio cultural e política cultural.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Como Citar

LACERDA, Eugênio Pascele. The textual life of savants: ethnography, Iceland and the linguistic turn. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 197–205, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/15172. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Resenhas