Dossier Norbert Elias

Autores

  • Denise Fagundes Jardim Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Dossiê Norbert Elias é uma coletânea de artigos produzidos para a mesa-redonda "Norbert Elas 100 anos", do XXI Encontro Anual da ANPOCS, como parte das comemorações do centenano de seu nascimento O livro é uma oportunidade de conhecer leituras criticas e reconhecer uma certa unidade da obra que vem sendo dispombilizada em português no Brasil Os autores incitam o leitor a refletir sobre o encantamento que a obra de Elias tem disseminado entre os pesquisadores em ciências sociais Oferece-se ainda a um público agora mais amplo — constituido por leitores avidos pelas suas diversas tematicas — reflexões sobre a coerência de um programa de investigação quais suas fontes, e quais debates prioriza.

Biografia do Autor

Denise Fagundes Jardim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É antropóloga, professora do departamento de antropologia e Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul tendo sido chefe de departamento durante os anos 2002/2003. È mestre em antropologia (PPGAS/UFRGS) e doutora em Antropologia Social (PPGAS/Museu Nacional/UFRJ). Realizou estágios de pós-doutorado no departamento de antropologia social da Universidad Complutense de Madrid entre os anos de 2003/2004 e em 2007/2008, neste período, como bolsista CAPES. Dedica-se a docência e pesquisa em antropologia. Seus trabalhos discorrem sobre identidade étnica e minorias nacionais com especial atenção à trajetória de imigrantes palestinos na América Latina. Organizou a publicação da coletânea: "Cartografias da Imigração: interculturalidade e Políticas Públicas" publicado pela Editora da Universidade (UFRGS) em 2007 e é co-organizadora da coletânea "Os Árabes e suas Américas" pela editora da Universidade do Mato Grosso do Sul em 2008. Atualmente, participa da coordenação das atividades do Núcleo de Antropologia e Cidadania (NACI) entre as quais destacam-se a implementação de projetos coletivos de pesquisa sobre direitos humanos, minorias étnicas e as experiências imigratórias contemporâneas no sul da América.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Como Citar

JARDIM, Denise Fagundes. Dossier Norbert Elias. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 157–160, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/15246. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Resenhas