Teatro mapuche: arte, ritual, identidad y política
Resumo
En este artículo el objetivo es analizar algunos aspectos del “Primer Encuentro de Arte y Pensamiento Mapuche” que se desarrolló en Bariloche (Nor-Patagonia) en febrero de 2002. En este evento se presentaron manifestaciones artísticas vinculadas a prácticas tradicionales y manifestaciones emergentes de la experiencia mapuche urbana sin dejar de lado reivindicaciones políticas y territoriales en Argentina y Chile. A partir del marco conceptual de los estudios de performance analizaré, específicamente, un proyecto de teatro generado por artistas y activistas mapuche. El proyecto combina elementos provenientes del ámbito ritual en el marco genérico del teatro occidental con la intención de elaborar un lenguaje gestual que provoque reflexiones en torno a la identidad étnica en ámbitos discriminatorios.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Ilha Revista de Antropologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Ilha – Revista de Antropologia – ISSN 2175-8034 os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilhar Igual (CC BY-NC-SA) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico desde que adotem a mesma licença, compartilhar igual. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que para fins não comerciais e compartilhar igual.
