Uma Ecologia do Conhecimento: é possível?

Robert Crépeau

Resumo


Na esteira de Durkheim, a antropologia
ecológica aceitou em grande parte a
idéia de que as sociedades humanas
apreendem a natureza através de
representações individuais e coletivas.
Sabemos que a objetividade do
conhecimento humano do meio
baseava-se, para Durkheim, no caráter
coletivo das representações do mundo
sensível. Este artigo se consagra ao
exame dessa conclusão, revolucionária
para sua época, e à sua reformulação
estrutural por Claude Lévi-Strauss, e
mais recentemente por Philippe
Descola. Para escrever uma história
crítica da relação cultura-natureza, tal
como concebida até os dias de hoje
pelos herdeiros de Durkheim,
sustentaremos que é preciso problematizar
a distinção central estabelecida
por Durkheim entre o mundo sensível
e as suas representações sociais.

Palavras-chave


Antropologia ecológica, Durkheim, representações, cultura-natureza.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Ilha R. Antr., Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC,  Florianópolis, SC, Brasil, ISSNe 2175-8034