Saravah

Autores

  • Allan de Paula Oliveira UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Produzido em fevereiro de 1969 e lançado em 1972, Saravah
apresenta o olhar do diretor francês Pierre Barouh sobre a
música brasileira, trazendo imagens significativas de alguns
de seus ícones, tais como Pixinguinha, João da Baiana, Clementina de Jesus, Baden Powell e os jovens Paulinho da Viola e Maria Bethânia (então com 22 anos). O documentário tem um grande valor documental, não somente por suas imagens, mas também por ser produzido num momento importante da música brasileira, qual seja: os anos 60, momento de constituição da sigla MPB.

Biografia do Autor

Allan de Paula Oliveira, UFSC

Doutorando em Antropologia Social – PPGAS/UFSC. Pesquisador vinculado ao MUSA/PPGAS/UFSC e USICS/DEMUS/UDESC. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (2001) e mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Tem realizado pesquisas tendo como objeto a música brasileira (marcadamente a música caipira), estudando-a a partir de uma articulação entre antropologia e história.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Resenhas