Mediadores da Alteridade: cristianismo e interculturalidade na etnologia amerindia contemporânea

Autores

  • Flávio Braune Wiik Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Fazendo uso de urn código cristão amplamente compartilhado mundo afora, confesso que nao constitui tarefa facil escrever, em tao pouco espaco, uma resenha que contemple satisfatoriamente a presente obra organizada por Paula Montero. Deus na Aldeia agrega densidade tanto em termos da complexidade te6rico-metodológica proposta quanto pela variedade de campos e abordagens oferecidos pelos textos hist6ricos e etnograficos reunidos. Porem, estes se mostram minimamente agregados em torno do objetivo comum em se construir urn novo paradigma antropol6gico acerca da natureza  dos processos sociais decorrentes da alteridade. Mais especificamente, o conjunto da obra propoe urn novo olhar sobre como questoes e processos atrelados a alteridade devem ser compreendidos e analisados pela antropologia a partir de um campo social privilegiado: O da ação e interação de missiónarios cristãos e membros de sociedades Indigenas no continente americano, tanto no passado quanto no presente extremamente marcado pela interculturalidade e globalização.

Biografia do Autor

Flávio Braune Wiik, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1988),  mestrado em Antropologia Social pela Universitetet i Oslo/Noruega (1994),  doutorado em Antropologia pela University of Chicago (2003) e pós-doutorado em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (2003-2006). É professor Adjunto de Antropologia da Universidade Estadual de Londrinha (UEL), Pesquisador Associado do PPGAS/UFSC e do ISER-RJ.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Como Citar

WIIK, Flávio Braune. Mediadores da Alteridade: cristianismo e interculturalidade na etnologia amerindia contemporânea. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 9, n. 1, 2, p. 299–305, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/16510. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Resenhas