Pragmatismo e Antropologia
Resumo
Tendo como suporte teórico o chamado “neo-pragmatismo” e a “filosofia pós-analítica”, proponho, neste artigo, apresentar a síntese de uma nova visão da relação entre o mental e o físico. Para tanto, teremos, inicialmente, como eixo de argumentaçãouma abordagem diacrônica dos eventos que marcam a constituição da fisionomia do pensamento ocidental, e, a seguir, uma critica ao “representacionismo” como pressuposto geral das Ciências Humanas. Procuro expor as principais críticas e soluções apontadas
pelos pragmatistas para problemas relacionados a conceitos chaves, como o de “verdade”, “crença” e “realidade”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Ilha Revista de Antropologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Ilha – Revista de Antropologia – ISSN 2175-8034 os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilhar Igual (CC BY-NC-SA) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico desde que adotem a mesma licença, compartilhar igual. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que para fins não comerciais e compartilhar igual.