Performance e sua Diversidade como Paradigma Analítico: A Contribuição da Abordagem de Bauman e Briggs
Resumo
Na reconfiguração do pensamento social contemporâneo (Geertz1998), o campo da performance se apresenta como espaço
interdisciplinar importante para a compreensão dos gêneros de ação simbólica. A antropologia da performance, que surge nas interfaces de estudos do ritual, do teatro e da interação social, amplia questões clássicas do primeiro para tratar de um conjunto de gêneros performativos encontrados em todas as sociedades do mundo globalizado, incluindo ritual, teatro, música, dança, festas, narrativas, esportes, movimentos sociais e políticos e encenações da vida cotidiana. Na antropologia, “performance” surgiu no cenário internacional na década de 1970, e Richard Bauman teve um papel altamente importante no seu desenvolvimento nos Estados Unidos partindo dos estudos de folclore, sociolingüística e antropologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Ilha Revista de Antropologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Ilha – Revista de Antropologia – ISSN 2175-8034 os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilhar Igual (CC BY-NC-SA) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico desde que adotem a mesma licença, compartilhar igual. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que para fins não comerciais e compartilhar igual.