Poética e Performance como perspectivas críticas sobre a linguagem e a vida social*

Autores

  • Richard Baumann
  • Charles Briggs

Resumo

Estudiosos têm oscilado há séculos entre duas avaliações opostas do papel da poética na vida social. Uma longa tradição de pensamento sobre linguagem e sociedade argumenta que a arte verbal oferece uma força dinâmica central na configuração das estruturas lingüísticas e nos estudos de lingüística. Este ponto de vista emerge claramente nos textos de Vico, Herder, e Von Humbolt. As considerações de Sapir, dos “formalistas” russos, e de membros da Escola de Praga sobre o papel da poética, contribuíram para o desenvolvimento dos estudos de performance e etnopoética nas últimas duas décadas. No
entanto, a poética tem sido freqüentemente marginalizada por antropólogos e lingüistas que crêem que os usos estéticos da linguagem são meramente parasitários de áreas “centrais” da lingüística, como a fonologia, sintaxe e semântica, ou de campos da antropologia como a economia e a organização social.

Downloads

Publicado

2006-01-01

Como Citar

BAUMANN, Richard; BRIGGS, Charles. Poética e Performance como perspectivas críticas sobre a linguagem e a vida social*. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 8, n. 1,2, p. 185–229, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/18230. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Tradução