El patrimonio inmaterial, intangible, simbólico o vivo
Resumo
Un giro en el concepto de patrimonio cultural excedió en los últimos 20 años la visión monumentalista (edificios célebres, obras de arte), para incorporar el llamado “patrimonio vivo” (García Canclini 1994), o “viviente” (Hernández 2001), “patrimoniontangible”, “inmaterial” (UNESCO 1989, 1997), o simbólico, representado por expresiones del folclore y la cultura popular. A su vez, se ha puesto en discusión la distinción entre patrimonio material o tangible por un lado, e inmaterial o intangible por otro lado, que opone la cualidad de materia sensible a la de valor simbólico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Ilha Revista de Antropologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Ilha – Revista de Antropologia – ISSN 2175-8034 os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilhar Igual (CC BY-NC-SA) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico desde que adotem a mesma licença, compartilhar igual. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que para fins não comerciais e compartilhar igual.