LOSONCZY, Anne-Marie. Viaje e violencia: la paradoja chamánica emberá. Colombia: Universidad Externado de Colombia, 2006. 248 p.
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8034.2009v11n1-2p311Resumo
livro Viaje e violencia: la paradoja chamánica emberá, de autoria de Anne-Marie Losonczy, permite ao leitor acessar a temática do xamanismo diretamente articulada às questões sociocosmológicas, políticas e mitológicas desse povo indígena da Colômbia. Ao longo de sete artigos a autora demonstra por que o xamanismo entre os emberás significa muito mais do que apenas um sistema religioso ou ritual. Aliás, seu maior mérito parece ser justamente o fato de que acrescenta aos debates sobre o tema a ideia de que o xamanismo – como um conjunto de práticas e representações – é supralocal, circulante e dialógico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Ilha – Revista de Antropologia – ISSN 2175-8034 os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilhar Igual (CC BY-NC-SA) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico desde que adotem a mesma licença, compartilhar igual. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que para fins não comerciais e compartilhar igual.