Implicações entre olhares: etnografia, fotografia e performance
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8034.2009v11n1-2p85Resumo
Ao apelar para uma figuração ‘teatral’ da representação imagética, neste ensaio busco ressaltar certos aspectos do olhar fotográfico que o fazem diferir do olhar antropológico encarnado num texto etnográfico. No entanto, em vez de delinear mais uma distinção entre os papéis respectivos da ‘imagem’ e do ‘texto’ – uma distinção que já fez gastar muita tinta –, meu apelo a uma perspectiva ‘performática’ pretende oferecer modos instigantes de driblar as fronteiras impostas por tais classificações. Se tanto imagens fotográficas quanto textos etnográficos podem ser abordados como formas de encenação, não é porque existe pouca diferença entre eles, mas, ao contrário, porque existem tantas diferenças entre formas de imagens quanto entre gêneros de texto. As diferenças em questão, então, só fazem sentido quando postas em jogo em um contexto mútuo: neste caso, o jogo ritualizado e luta dançada conhecido como Capoeira Angola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Ilha – Revista de Antropologia – ISSN 2175-8034 os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilhar Igual (CC BY-NC-SA) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico desde que adotem a mesma licença, compartilhar igual. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que para fins não comerciais e compartilhar igual.